CRAS e Conselho Tutelar fazem conscientização sobre o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Servidores do CRAS Sebastiana Marques e representantes do Conselho Tutelar de Borda da Mata foram às ruas na segunda-feira, 18, para fazer um importante trabalho de conscientização. Isso porque, o dia 18 de maio foi o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Apesar desse dia ser destacado, todo mês de maio é marcado por essa luta, com a campanha do Maio Laranja, voltado para a sensibilização de toda a sociedade.

 

A coordenadora do CRAS, Marcela Machado, explica que este ano, a ação que costumava mobilizar passeatas precisou se restringir ao trabalho de panfletagem e orientação por conta das medidas de isolamento social adotadas contra a pandemia. “O problema existe, está perto de nós, muitas vezes está dentro de casa. Pensando na questão do isolamento, a gente sabe que a violência contra a criança e adolescente já cresceu nesse período. ”

 

Representantes do Conselho Tutelar contam que, em tempos de isolamento social, a preocupação com crianças e adolescentes fica ainda maior. O conselheiro Carlos Anchieta reforça “é importante a conscientização porque é uma situação que acontece dentro de casa, seja na zona rural ou urbana e nós, do Conselho Tutelar de Borda da Mata, estamos ativos para este combate.”

 

O problema é grave, é delicado, mas ninguém precisa enfrentá-lo sozinho. Para denunciar a prática há vários disque-denúncias como o 100 e o 181. A Polícia Militar também pode ser acionada por meio do 190. O CRAS Sebastiana Marques, no 3445-4985 é um ponto de apoio e o Conselho Tutelar, órgão responsável por zelar pela garantia dos direitos da criança e do adolescente pode ser contatado no 3445-4921 e ainda pelo celular de plantão a qualquer hora, no 99966-4166.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram
Pular para o conteúdo