Notícias
Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Domingo, 06 Outubro 2019

Praça Nossa Senhora do Carmo vai receber intervenção no dia 19 de outubro. Atividade faz parte da programação do Festar Literário 2019.

 

Aprender história é muito mais interessante quando é possível experimentar, visitar e conhecer de perto monumentos e pessoas de outras épocas. Em Borda da Mata, para o Festar Literário 2019, os alunos da Rede Municipal estão estudando o livro “Borda da Mata e sua história” do autor bordamatense João Bertolaccini e desenvolvendo trabalhos artísticos acerca do estudo que trata da formação do povoado às margens do Rio Mandu, com abordagem especial sobre a influência da religiosidade na vida do povo. Como parte da programação do festival, acontece no dia 19 de outubro, sábado, uma intervenção na Praça Nossa Senhora do Carmo. A intervenção urbana é a realização de movimentos artísticos nas áreas centrais das cidades, alterando a atmosfera comum a esses locais. Ela tem por objetivo chamar a atenção dos passantes, levá-los à apreciação do movimento proposto e aproximá-los da arte.

 

A primeira atividade terá início às 8h30 e será uma sessão de yoga para crianças com a professora Carolina Sáber. Yoga é uma prática física e meditativa milenar surgida na Índia e pode ser definida sob vários aspectos, inclusive como arte, pois é uma atividade performática. Interfere radicalmente na atmosfera de nossa cidade, pois até então nunca se viu desta prática em nossas praças.

 

Às 9h começará a atividade de desenho para crianças com giz e papel com a professora Maria Rita Bertolaccini. Esta atividade terá como tema a linha férrea que passava por Borda da Mata. O trem, o saudoso trem poderá ser reverenciado pelas crianças. Os trabalhos serão sobre as cidades e estações mineiras que se ligavam à Borda da Mata. Uma grande oportunidade de pensar a História.

 

Às 9h30 começará a oficina de Quilling com a professora Fátima Carvalho. Quilling é uma técnica de filigrana em papel, também milenar, praticada tanto no Ocidente quanto no Oriente. Sua intervenção também é inédita em nossa praça. Um trabalho de delicadeza e beleza ainda desconhecido por muitos.

 

 

Sobre o Festar Literário

O Festar (Festival de Arte de Borda da Mata) acontece durante o ano com as seguintes vertentes: Gastronômico, Extreme e Literário, com o intuito de valorizar e explorar a produção cultural e artística, integrada à natureza e à arquitetura local.

 

Em sua segunda edição, o Festar Literário busca homenagear escritores com raízes em Borda da Mata e levar o estudo para a sala de aula, integrando a grade curricular dos 2 mil alunos da Rede Municipal. Em 2018, crianças e adolescentes conheceram as poesias de Donizete Galvão, premiado poeta brasileiro que nasceu em Borda da Mata. Em 2019, literatura e história andam lado a lado com o autor e livro escolhidos para o festival.

                        

Sobre o autor homenageado

João Bertolaccini foi uma importante figura bordamatense. Nasceu em 1930, foi comerciante, trabalhou no Executivo e no Legislativo Municipal. Católico militante, foi colaborador, estudioso das coisas sacras e membro atuante da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo. Amigo de Monsenhor Pedro Cintra, importante empreendedor social de Borda da Mata, escreveu a obra a pedido do padre. O livro “Borda da Mata e sua história” lançado em 2001, é resultado de intensa pesquisa e experiências de vida. O autor faleceu em 2015, aos 84 anos de idade.

 

Programação completa:


19/10/19

Intervenção na Praça e na história

Local: Praça Nossa Senhora do Carmo

8h30 Yoga para crianças com Carolina Sáber (Quintal do Ser)

9h Desenho em giz e papel com Maria Rita Bertolaccini (Casa do Piano)

10h Oficina de Quiling – arte em papel com Fátima Carvalho

 

30/10/19

Roda de conversa e lançamento do livro de Léo Guimarães (Escritos, Proseios e Cantorias – Editora Recanto das Letras)

Local: Câmara Municipal

Horário: 19h

 

08/11/19

Sarau - Apresentações artísticas e musicais relacionadas ao livro "Borda da Mata e sua história" e ao seu autor, João Bertolaccini

Local: Colégio Nossa Senhora do Carmo

Horário: 20h

 

09/11/19

Apresentação dos trabalhos dos alunos e professores da Rede Municipal sobre a História de Borda da Mata e Apresentação teatral do Grupo Ave Palavra

Local: Praça Nossa Senhora do Carmo

Horário: 10h

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

 

Os borda-matenses elegerem neste domingo, 07, os novos membros do Conselho Tutelar. Assim, como em todo o Brasil, os moradores foram às urnas escolher seus representantes para atuar no órgão responsável por proteger os direitos da criança e do adolescente. Entre os 19 candidatos que se habilitaram, os cinco nomes mais votados exercerão um mandato de quatro anos, a contar de janeiro de 2020, à frente do Conselho.

 

Os eleitos foram os seguintes:

1º: Marco Antônio da Saúde - 218 votos

2º: Carlos Anchieta - 173 votos

3º: Juliana Cunha - 113 votos

4º: Cláudia Cardoso - 90 votos

5º: Selma Oliveira - 90 votos

 

Ao todo, foram contabilizados 1.216 votos. 18 deles foram nulos ou brancos. A votação ocorreu no Clube Literário e Recreativo, das 8h às 12h. Qualquer eleitor no uso de seus direitos políticos poderia votar. Bastava comparecer ao local munido de documento com foto e título de eleitor.

 

Sobre o Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos pelo Estatuto Da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90). A função de conselheiro tutelar é de dedicação exclusiva e o seu exercício não configura vínculo empregatício ou estatutário com o Município.

 

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Inspirada nos mais belos contas de fadas, a VIII Feira Literária da Escola Municipal Professora Diva Ribeiro dos Santos contou histórias, representou, criou e emocionou quem visitou os trabalhos realizados com base nos livros. Cada sala escolheu um conto e fez dele tema para explorar diferentes maneiras de estudo: as sequências didáticas possibilitam estudar todo o universo daquela história e aplicar o aprendizado em teatros, trabalhos manuais como maquetes, fantoches, palitoches, pintura, desenho, leitura. 

Na feira, os visitantes encontraram trabalhos relacionados aos Três Porquinhos, Peter Pan, Galinha Ruiva, Patinho feio, João e Maria, Chapeuzinho Vermelho, O Mágico de Oz, A Princesa e o Sapo, Aladim, entre outras histórias. Alunos das escolas municipais, da Creche, do Cemei, da Apae, os familiares e a comunidade escolar visitaram a feira nos períodos da manhã e da tarde.    

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Filtro por data

« Outubro 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      

Mais lidas