Secretaria de Saúde de Borda da Mata realiza palestra sobre câncer de mama e DST’s em confecção do município

21/11/2013

O Projeto “Empresa Saudável” da Secretaria Municipal de Saúde de Borda da Mata tem o objetivo de levar informações e prevenir doenças por meio de atividades realizadas na empresas do município. No dia 12/11/13, as funcionárias da confecção de pijamas Lua Cheia realizaram exames preventivos e no dia 14/11/13, as costureiras participaram de palestra sobre DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) com o enfermeiro Luis Henrique da Silva e sobre auto exame do Câncer de Mama com a enfermeira Silmara Pereira Rodrigues, na sede da empresa. Aproximadamente 50 mulheres participaram e tiraram dúvidas sobre os temas.

Os funcionários da empresa Artesanal Teares também já participaram das atividades do projeto, em outubro, realizaram coleta de exame preventivo, aferimento de pressão e glicemia capilar, e no dia 17/10/2013, apenas os funcionários homens participaram da palestra com a médica Rosangela Rocha Monteiro sobre DSTs. Cerca de 40 homens participaram do evento.

Entre as atividades propostas pelo programa municipal de saúde, estão: campanha de imunização dos colaboradores, acompanhamento de acidente do trabalho, coleta preventiva feminina, controle de pressão arterial, DST, prevenção ao câncer de mama, prevenção ao câncer de próstata, combate a endemias, ergonomia aplicada ao trabalho (postura, ginástica laboral, melhorias no posto de trabalho), acompanhamento social, acompanhamento de pré-natal e tabagismo.

Outras empresas do município já estão agendadas para receber as atividades do projeto.