Equipes do Programa Estratégia Saúde da Família realizam quase 6 mil atendimentos domiciliares em outubro

21/11/2013

O Programa Estratégia Saúde da Família, conhecido popularmente pela sigla P.S.F., é composto por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e agentes de saúde que atendem na Unidade Básica de Saúde (UBS) do respectivo bairro. No município, 100% da população é atendida pelas seis equipes, situadas nos bairros Nossa Senhora de Fátima, Santa Cruz, Cervo, Sertãozinho e Centro. Na UBS Monsenhor Pedro Cintra, no Centro, há duas equipes, porém, uma delas será remanejada para a UBS do bairro Santa Rita que está em construção.

A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.

Por isso, apenas em outubro de 2013, os enfermeiros responsáveis pelas respectivas equipes de Borda da Mata realizaram 5.560 mil atendimentos domiciliares. O médico da família também realiza visitas na casa do paciente quando necessário, no mesmo período, 70 pessoas receberam o médico em casa para consulta. Já os pacientes que procuraram atendimento médico na UBS por intermédio da visita da agente de saúde totalizaram 2.491. Os enfermeiros realizaram ainda 308 curativos e 1.061 procedimentos, entre administração de medicamentos, aferição de pressão e retiradas de pontos.  

No comparativo com as cidades vizinhas, segundo relatório de 2012 enviado pela Secretaria de Estado da Saúde, Borda da Mata se destaca no desempenho do Programa Estratégia Saúde da Família. Em Ouro Fino, onde residem mais de 31 mil pessoas, são três equipes do Programa que atendem 32% da população. Jacutinga tem quatro equipes para mais de 23 mil pessoas, portanto a cobertura alcança 52%. Em Monte Sião, 77% dos mais de 21 mil habitantes são atendidos por quatro equipes.  Cambuí tem cinco equipes para atender a população de mais de 26 mil pessoas, porém a cobertura é de 56% apenas. Em Congonhal, apenas uma equipe faz o atendimento para cerca de 10 mil pessoas, por isso o atendimento atinge 47% do município. Os dados da população são do Censo 2010 do IBGE.

 
Compartilhe nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram
Pular para o conteúdo