Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Terça, 29 Outubro 2019

Teve início nesta quarta-feira, 30, a instalação de luminárias de LED que vão abranger mais seis pontos da cidade. Os trabalhos começaram pela Praça Monsenhor Pedro Cintra e Avenida Alvarina Pereira Cintra. A nova etapa de modernização da iluminação urbana vai abranger seis pontos da cidade, com investimento de R$ 540 mil.

O sistema de LED chegará à Avenida João Olívio Megale, à Praça Nossa Senhora do Carmo, no trecho acima da Basílica, seguindo até o cemitério, ao terminal rodoviário, à Rua Benedito Rodrigues, Estrada Rural do Bairro Amarelo e ao prolongamento da Rua São Benedito, no bairro Santa Terezinha.

A administração municipal iniciou o plano de modernização da iluminação urbana ainda em 2018, quando houve a substituição da iluminação de lâmpadas das praças centrais e uma série de vias que ainda não eram iluminadas.

A iluminação LED é mais eficiente pois ilumina mais, consumindo menos energia. A médio e longo prazo, o baixo consumo e a durabilidade da lâmpada gera economia para os cofres públicos.

O prefeito André Marques, que acompanhou o início dos trabalhos nesta quarta-feira, lembra ainda do fator segurança, que é muito maior em localidades bem iluminadas. “A melhoria da iluminação, nesse caso, representa avanços em diversos aspectos, temos a questão da economia, que é muito importante por se tratar de um sistema mais eficiente, e temos também o fator segurança. Sabemos locais bem iluminados têm índices menores de violência”, pontua.

O que é o LED?

LED é a sigla para Light Emitting Diode, que no português significa “diodo emissor de luz”. Isto é, o LED é um condutor de energia elétrica que, quando energizado, emite luz visível a olho nu, gerando bem menos calor e menos perdas de energia que tecnologias antecessoras, como a lâmpada fluorescente e a incandescente.

Os alunos-atletas que foram destaques no 3° bimestre do projeto 'Bom de Bola, Bom na Escola' receberam o certificado de mérito e o prêmio pelo desempenho: uma ida ao cinema, em Pouso Alegre. Ao todo, 24 jovens, entre os 170 que hoje integram o projeto, foram contemplados.

Para chegar aos destaques do bimestre, as escolas da rede municipal levaram em conta a frequência escolar, as notas obtidas pelos estudantes e rendimento escolar, desempenho como atleta, frequência nos treinos e desenvolvimento nas competições.

Escola Municipal Antônio Marques da Silva

Alunos:Ryan Rossi; Maria Cecília Santos; Nicky Higor; Willian Ramos

Escola Municipal Francisco de Souza Costa

Alunos: Otávio Rosa; Mário H. Machado; Fábio Rumoaldo; Marcelo S. Matos

Colégio Nossa Senhora do Carmo:

Alunos: Vitor G. Figueiredo; Fellipy Reis;

Escola Municipal Professora Diva Ribeiro dos Santos

Alunos: João Borges; Felipe Totti; Leandro Olímpio; Rhian Felipe; Giulia Guedes;

Kalleb l. Gomes

Cemei

Aluno: João Jardins

Gelam

Alunos: Janaína Figueiredo; Gabriel Brandani;

Desempenho como atleta:

Vanessa Silva; Lidiane Silva; Eder Gouvea; Thomás A. Almeida

Sobre o projeto 'Bom de Bola, Bom na Escola'

O projeto ‘Bom de Bola, Bom na Escola’ é uma iniciativa do Departamento Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer que aposta na complementação entre as áreas de esporte e educação como forma de incutir nos alunos valores como disciplina, espírito coletivo e dedicação.

O público-alvo do projeto, iniciado em 2017, são crianças de 6 a 17 anos. Atualmente, 170 alunos já integram a iniciativa. Com a condição de ter bom desempenho e comportamento exemplar na escola, eles participam da escolinha de futebol mantida pela Prefeitura de Borda da Mata.

São seis aulas semanais no Estádio Municipal. Elas são divididas em dois turnos,  da 9h às 11 e das 14h30 às 18h, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras.

O resultado é a formação de atletas de grande desempenho em campo, na escola e no convívio social.

« Outubro 2019 »