Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Quarta, 02 Outubro 2019

Mobilização começa na segunda-feira, 07, e segue até 30 de novembro. No dia 19 de outubro, terá o Dia D de vacinação para crianças menores de 5 anos; o Dia D de vacinação para adultos, de 20 a 29 anos, será no dia 30 novembro

As unidades de saúde de Borda da Mata se mobilizam a partir da próxima segunda-feira, 07, para mais uma campanha de atualização do cartão de vacinação. O público alvo da ação são crianças menores de cinco anos e adultos entre 20 e 29 anos.

Integram a mobilização as unidades de saúde de todas as regiões da cidade. Há uma preocupação extra com os casos de sarampo confirmados no Sul de Minas. Embora o município não tenha registrado um único caso da doença, o setor de Vigilância em Saúde do município ressalta a importância da vacinação.

“É sempre importante se vacinar e se manter protegido das doenças virais, mas essa importância fica maior ainda quando temos relatos de surto de doença que já havíamos praticamente erradicado, como é o caso do sarampo”, atenta a coordenadora de Vigilância em Saúde do município.

Onde, como e quando se vacinar

A campanha tem como público-alvo crianças menores de 5 anos e adultos entre 20 e 29 anos. Para garantir sua imunização, essas pessoas devem se encaminhar até a unidade mais próxima de suas casas, conforme cronograma divulgado pela Prefeitura (Confira ao final desta notícia). A campanha voltada para as crianças vai de 7 a 25 de outubro. A destinada aos adultos vai de 18 a 30 de novembro.

Para se imunizar, é preciso apresentar o cartão de vacinação. Caso a pessoa não possua, ele pode ser feito na hora, desde que se apresente um documento de identidade válido

Confira o cronograma de vacinação em todas as regiões da cidade:

07/10/2019 – SEGUNDA-FEIRA

30/11/2019 – Dia D (SÁBADO) Para adultos jovens entre 20 a 29 anos

8h às 17h – UBS Monsenhor Pedro Cintra

.

A equipe de futsal feminino de Borda da Mata está na final da divisão B da Copa Regional de Futsal de Tiradentes. As meninas conquistaram a vaga depois de vencer Pouso Alegre nesta quarta-feira (02) por 1 a 0.

Na grande final do torneio, Borda da Mata vai encarar a cidade de Monte Sião, na próxima terça-feira (08).

Divisão A

A outra equipe de Borda da Mata, que disputa a Divisão A da Copa Regional, também pode chegar à final do torneio. Para isso vai precisar passar pela equipe de Império Serrana.

A palestra do professor Cleyton Antônio da Costa para os educadores da Rede Municipal de Borda da Mata, no dia 02 de outubro, deu início ao Festar Literário 2019. Professor mestre e coordenador do curso de História da Univás, Cleyton pesquisou a história de Borda da Mata para o trabalho de conclusão de curso de sua graduação, o que fez do autor homenageado João Bertolaccini e sua obra, grandes referências do professor. Na palestra, tratou da importância de trabalhar a cultura e identidade local com as crianças, adolescentes e toda a comunidade.

O professor citou as duas obras anteriores que tratam da história da cidade: em 1946 escrita por Carolina Oriolo e em 1958 escrita por José Guimarães, no entanto, de acordo com o Cleyton “o senhor João Bertolaccini foi muito cuidadoso ao escrever e citar fatos e fotos, diria que ele foi cirúrgico ao tratar de assuntos polêmicos e delicados com tanto respeito e responsabilidade”. A obra “Borda da Mata e sua história” é um percurso histórico do município, foi escrita a pedido do Monsenhor Pedro Cintra em dois anos de estudo e pesquisa, foi iniciada em novembro de 1999 e lançada em dezembro de 2001.

Com a participação dos professores, muitas curiosidades foram instigadas com a apresentação de fotos antigas e o resgate de memórias. A diretora da Escola Municipal Antonio Marques da Silva, Tatinha, falou do trabalho das escolas com o livro “dividimos por temas, então cada escola está explorando um aspecto da cidade, como a economia, a religiosidade”.

A filha do autor homenageado, Maria Rita Bertolaccini, reiterou a preocupação do senhor João ao registrar a história e deixar o recado para que as próximas gerações de bordamatenses também tenham essa preocupação ao iniciar o livro com a expressão “Cuidemos de nossa história”.

A programação do Festar Literário 2019 segue com intervenções na praça, sarau, apresentações musicais e teatrais e exposição.

Confira programação completa:

19/10

Intervenção na Praça e na história

Local: Praça Nossa Senhora do Carmo

8h30 - Yoga para crianças com Carolina Sáber (Quintal do Ser)

9h - Desenho em giz e papel com Maria Rita Bertolaccini (Casa do Piano)

10h - Oficina de Quilling - Arte em papel com Fátima Carvalho

30/10

Roda de conversa e lançamento do livro de Léo Guimarães (Escritos, Proseios e Cantorias – Editora Recanto das Letras)

Local: Câmara Municipal

08/11

Sarau