Professores conhecem proposta de trabalho do CRAS

26/04

Professores da Rede Municipal de Ensino se reuniram no dia 25/04/12 na Escola Municipal Benedita Braga Cobra, para participarem de um encontro com os profissionais do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social Sebastiana Marques, o qual está em fase de instalação em Borda da Mata.

A coordenadora Marília Sáber, a psicóloga Marília Barbosa Megale e o assistente social Luciano Pereira Silva participaram da apresentação. Marília Megale falou sobre a importância do CRAS na cidade, a proposta de trabalho, “o CRAS trabalha com cidadania”, falou ainda das ações que vão ser desenvolvidas em parceria com a Educação e outros setores.

Marília Saber esclareceu que o CRAS trabalha com prevenção de problemas sociais, não visa punição “o nosso foco é ver o problema que a família está passando, conhecer e prevenir situações mais graves”, por isso o trabalho envolve toda a família não apenas uma criança que passa por eventuais dificuldades na escola.

O CRAS é responsável pela oferta do serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (Paif) e pela articulação da rede socioassistencial básica no município. É a principal forma de ingresso dos usuários no Sistema Único de Assistência Social (Suas) e possibilita o acesso das famílias e indivíduos à rede de proteção social de assistência social.

Na ocasião, os professores tiraram dúvidas, expuseram problemas enfrentados em sala de aula e discutiram formas de atuação junto ao CRAS. A equipe do Centro de Referência ainda vai se apresentar também aos outros setores da Prefeitura.

O CRAS de Borda da Mata vai funcionar na Rua Salvador Orlandi, 53.