|
30/04
O Programa Academia da Saúde, criado em 2011 pelo Ministério da Saúde, tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e modos de vida saudáveis.
Dessa forma, um espaço apropriado na cidade é construído com áreas cobertas e ao ar livre para a prática de esportes, atividades físicas e de lazer. Borda da Mata está entre as cidades brasileiras que tiveram a proposta de implantação da academia aprovada e vai receber R$ 180 mil para o investimento.
O valor é repassado pelo governo federal do Fundo Nacional de Saúde para os fundos municipais de saúde. Cada município contemplado passa a receber 20% do valor total previsto para a totalidade do projeto, cujas obras devem ser finalizadas em até 24 meses. Para receber as outras parcelas, a cidade deve comprovar a conclusão das etapas da obra.
A Academia da Saúde de Borda da Mata vai ser construída ao lado do Poliesportivo, o projeto inclui ainda a ligação da academia com pista de skate.
De acordo com o ministro da saúde, Alexandre Padilha, em cidades onde o programa já começou, como em Belo Horizonte, o incentivo de uma academia economiza o gasto com 30 leitos de UTI. “A ação de prevenção, além de garantir qualidade de vida das pessoas é uma ação de quem quer fazer uma boa gestão, porque ela é custo efetivo inclusive”, disse Padilha. “Nós vamos fazer um incentivo mensal de R$ 3 mil, significa uma boa economia em relação aos leitos de UTI no nosso país”, concluiu.
As atividades serão desenvolvidas por profissionais de saúde, especialmente dos Núcleos de Saúde da Família (NASF), podendo ser agregados profissionais de outras áreas do setor público.