Primeiro caso de coronavírus em Borda da Mata é confirmado em 07/04. Boletim epidemiológico de 09/04 atualiza notificações suspeitas no município

O primeiro caso confirmado de Covid-19 em Borda da Mata aconteceu no dia 07/04, conforme vídeo divulgado pelo prefeito André Marques e pela secretária de saúde Rosaly Esther e amplamente visualizado na página do Facebook da Prefeitura. O homem de 43 anos, atendido pela Equipe da Saúde da Família e profissionais do Pronto Atendimento Municipal de Borda da Mata, foi internado no Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre e passa bem.

Até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde registra 14 pacientes suspeitos de coronavírus (Covid-19) no município. Dos três pacientes que realizaram exames, um já foi descartado, outro continua aguardando resultado e um está confirmado.

O boletim é atualizado e publicado no site da Prefeitura sempre que ocorrem novas informações, seja de notificações suspeitas ou de resultados de exames que chegam, portanto, as publicações não são, necessariamente, diárias.

PLANTÃO SAÚDE DA FAMÍLIA – 5ª E 6ª-FEIRA (FERIADO)

As Unidades Básicas de Saúde de Borda da Mata encerraram as atividades desta quinta-feira ao meio dia, por conta do horário especial e feriado de Sexta-feira Santa. No entanto, quinta-feira, 09/04, até às 17h e sexta-feira, 10/04, das 8h às 17h, uma equipe da Saúde da Família vai estar de PLANTÃO no Centro de Especialidades do Hospital/Asilo para que pacientes com sintomas como febre e dificuldade para respirar possam ser atendidos, sem precisar passar pelo Pronto Socorro, e assim liberar os atendimentos de URGÊNCIA  E EMERGÊNCIA.

NOTIFICAÇÕES

Os casos são notificados a partir da ida do paciente às Unidades Básicas de Saúde. Sintomas como febre e falta de ar são considerados sintomas suspeitos de coronavírus (Covid-19), os quais são comunicados para a equipe de Vigilância em Saúde. As equipes da Saúde da Família acompanham o paciente e a família durante todo o período de isolamento domiciliar, com comunicação diária, orientações médicas e de enfermagem para que o paciente tenha todo o suporte durante a quarentena.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

• Lavar as mãos com frequência com água e sabão, ou higienizar com álcool em gel 70%;
  • Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço ou braço, nunca com as mãos;
  • Evitar tocar olhos, nariz ou boca com as mãos não lavadas;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos e copos;
  • Evitar aglomerações ou sair de casa sem necessidade;
  • Usar máscaras para sair em caso de necessidade.

BOLETIM 21-03

BOLETIM 24-03