Borda da Mata registra 2º caso de coronavírus (Covid-19). Paciente já está recuperado

O paciente de 33 anos, homem, portador de doença crônica procurou atendimento com a equipe da Saúde da família na UBS de referência do bairro após retornar de uma viagem de São Paulo, ao apresentar sintomas gripais. O paciente ficou em isolamento domiciliar com a assistência médica e de enfermagem da Saúde da Família. Em casa, colheu o exame no dia 26/03. Com os sintomas suspeitos, precisou ficar internado no Pronto Atendimento Municipal por quatro dias, onde foi medicado e tratado. O resultado do exame chegou na tarde do dia 10/04, com a confirmação para coronavírus (Covid-19). O rapaz de Borda da Mata já recebeu alta e está recuperado.

Conforme explica a secretária municipal saúde, Rosaly Esther, os profissionais da Saúde de Borda da Mata estão empenhados e preparados para acompanhar os pacientes em isolamento domiciliar, assim como nas internações e tratamento no Pronto Atendimento/Hospital. “Esse caso, graças a Deus, é uma vitória diante de um vírus ainda desconhecido. Um caso inteiramente tratado em Borda da Mata. Mas, ainda assim, precisamos da consciência da população para levar a sério todas medidas de prevenção, principalmente quanto a evitar aglomerações, sair de casa apenas em extrema necessidade, se possível usar máscaras para sair e também a higiene com as mãos”.

O prefeito André Marques também agradece e parabeniza toda a equipe da Saúde pelo trabalho que vem sendo realizado diante da epidemia “em uma hora complicada dessas, agradecemos primeiramente a Deus por capacitar a todos os profissionais envolvidos e ficamos muito contentes com a recuperação do paciente. ”

NOTIFICAÇÕES

Os casos são notificados a partir da ida do paciente às Unidades Básicas de Saúde. Além disso, a Vigilância em Saúde também procura pacientes com base em informações e denúncias da própria população. Sintomas como febre e falta de ar são considerados sintomas suspeitos de coronavírus (Covid-19), os quais são comunicados para a equipe de Vigilância em Saúde. As equipes da Saúde da Família acompanham o paciente e a família durante todo o período de isolamento domiciliar, com comunicação diária, orientações médicas e de enfermagem para que o paciente tenha todo o suporte durante a quarentena.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

• Lavar as mãos com frequência com água e sabão, ou higienizar com álcool em gel 70%;
  • Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço ou braço, nunca com as mãos;
  • Evitar tocar olhos, nariz ou boca com as mãos não lavadas;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos e copos;
  • Evitar aglomerações ou sair de casa sem necessidade;
  • Usar máscaras para sair em caso de necessidade.

BOLETIM 21-03

BOLETIM 24-03