Prefeitura de Borda da Mata incentiva esporte com a contratação de treinador em janeiro de 2017

Uma das ações de incentivo ao esporte em Borda da Mata foi a contratação do professor Tiago Lopes em janeiro de 2017 para treinar a escolinha de futebol, com aulas três vezes por semana no Estádio. Dezenas de crianças e adolescentes treinam e têm aproveitado o contraturno escolar para se dedicar a uma atividade física. Com o apoio das famílias, da comunidade e da Prefeitura, muitas categorias se destacam e até conquistam títulos em campeonatos da região.

ESPORTE

Em 2018, a Prefeitura iniciou a reforma do Estádio com os servidores do Departamento de Obras, espaço que estava totalmente abandonado, porém, com o acúmulo da dívida do Governo Estado de Minas Gerais com os municípios e o valor que já ultrapassa R$ 4,5 milhões de reais, apenas os serviços essenciais foram priorizados.

Há ainda um projeto para revitalização do poliesportivo e de todo o complexo esportivo que fica ao lado, por meio de empréstimo com o BDMG. Com a revitalização e ampliação do espaço que hoje também está bastante precário, vai ser possível estimular ainda mais prática de esportes em Borda da Mata.

Este ano, outra conquista no setor foi a habilitação para receber o ICMS Esportivo. Há anos sem receber a parcela do ICMS referente ao Esporte, Borda da Mata regularizou as políticas públicas e realização de atividades para voltar a pontuar no programa do Governo do Estado que repassa parte da verba para manutenção do Esporte. A Administração 2017/2020 atuou durante os dois primeiros anos na consolidação das ações e a resposta veio em 31 de outubro, em que a cidade está habilitada para receber o recurso em 2019 com a pontuação de 324, sendo a 169ª colocada em um ranking de 534 municípios habilitados em Minas Gerais. Um resultado inédito para Borda da Mata.