Idioma

Tempo em Borda da Mata

SIGA NAS REDES

33 médicos atendem na rede pública de saúde de Borda da Mata

16/08/2013

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um médico para cada mil habitantes. Mas devido às características da demografia brasileira, com grupos isolados em diversos estados, contrastando com a grande densidade nas capitais, o Brasil tem áreas inteiras sem um único médico. Em Borda da Mata, onde a população é de 17.118 habitantes, há um médico para cada 518 pessoas. São 33 médicos contratados pela Prefeitura que trabalham no município. No Pronto Atendimento, são 12 plantonistas que se revezam 24 horas por dia, sete dias por semana.

No Centro Médico e nas Unidades Básicas de Saúde, trabalham oito clínicos, cinco pediatras, três ginecologistas, um cirurgião geral, um cirurgião plástico, um cardiologista, um psiquiatra e uma médica do trabalho. A equipe de profissionais da saúde é composta também por dez dentistas, duas fisioterapeutas, uma psicóloga, uma assistente social, duas farmacêuticas, 16 enfermeiros e 19 técnicos em enfermagem.

No Brasil, cerca de 700 municípios estão sem médicos na rede pública de saúde. A tentativa do Governo Federal de suprir essa necessidade com o Programa Mais Médicos ainda não foi concluída com êxito, pois faltam profissionais da saúde no país, principalmente os que estão dispostos a trabalhar nas periferias e interior do país.

Borda da Mata não está inscrita no Programa do Governo Federal, pois de acordo com o prefeito Edmundo Silva Junior “seria um grande egoísmo da parte da cidade se inscrever no programa, sendo que mais de 700 cidades não têm sequer um médico trabalhando”.

O Ministério da Saúde pretende alcançar 2,5 médicos para cada mil pessoas – índice similar ao da Inglaterra, que tem 2,7. E, para suprir o déficit, quer trazer estrangeiros para atuar em áreas distantes e nas periferias sem a necessidade de revalidação do diploma. Segundo o governo, para atingir essa meta, o país teria de ter mais 168.424 médicos.

 

 
Compartilhe nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram
Skip to content