Pacientes internados com Covid-19 recebem alta hospitalar. Todos os casos registrados em Borda da Mata estão recuperados.

Uma notícia muito boa na atualização do boletim epidemiológico de 03/07, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, com as informações de Covid-19 em Borda da Mata, doença causada pelo novo coronavírus. O município registra 12 pacientes CURADOS de Covid-19 do total de 12 diagnósticos. Os dois pacientes que estavam internados no Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre, receberam alta e já estão em casa.

A paciente de 74 anos, portadora de patologias de base (problemas respiratórios e hipertensão), foi acolhida na UBS de referência e encaminhada ao Pronto Atendimento Municipal no dia 18/06, onde foi estabilizada e encaminhada ao Hospital Samuel Libânio. Lá permaneceu por 15 dias, sendo três dias na UTI, e o restante dos dias em internação ambulatorial. A alta aconteceu no dia 02/07.

O senhor de 80 anos, portador de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) foi atendido no dia 23/06 na Unidade de referência do bairro e rapidamente levado ao Pronto Atendimento Municipal, onde recebeu o atendimento de urgência para seguir em segurança ao Hospital Samuel Libânio. O paciente ficou nove dias internado e também recebeu alta em 02/07.

O atendimento rápido e imediato foram determinantes para o tratamento e recuperação dos pacientes já vulneráveis pelo histórico de outras doenças. De acordo com a secretária de saúde, Rosaly Esther, “há uma busca ativa e uma preocupação muito grande no acolhimento ágil, na identificação, monitoramento e isolamento de pacientes para que a situação permaneça sob controle no município.”

O boletim atualiza também o número total de notificações desde o início da pandemia: 88, sendo que 72 incluem-se em síndrome gripal inespecífica já CURADA, 47 destes pacientes fizeram exames e testaram negativo para o coronavírus.  Outros quatro pacientes estão em isolamento domiciliar com monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde.

PREVENÇÃO

Com o inverno, a incidência de doenças virais respiratórias aumenta consideravelmente, por isso, é essencial que as medidas de proteção continuem fortes. Utilizar máscara ao sair de casa. Só sair em casos de extrema necessidade. Evitar aglomerações. Lavar as mãos com frequência. Não tocar mãos, olhos e boca com as mãos não higienizadas.

ATENDIMENTO

Em casos de sintomas como febre, dor de garganta, perda do olfato ou paladar, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população procure a Unidade Básica de Saúde de referência do bairro para o devido tratamento. Em casos de falta de ar e fôlego curto, a orientação é buscar o Pronto Atendimento como principal referência.

BOLETIM 21-03

BOLETIM 24-03