Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Quinta, 07 Maio 2020

Em Borda da Mata, paralelamente às medidas de prevenção e conscientização, a Secretaria Municipal de Saúde se mobiliza com ações específicas para o monitoramento, diagnóstico e tratamento de pacientes com síndrome gripal inespecífica, considerada suspeita de Covid-19. Nesta primeira semana de maio, Borda da Mata adquiriu testes rápidos para o coronavírus a fim de agilizar os resultados e ampliar o número de exames realizados.

Por meio dos testes rápidos, em apenas 15 minutos já é possível identificar se o paciente é portador do vírus. Os exames convencionais, que são enviados a Fundação Ezequiel Dias (Funed) levam atualmente cerca de 15 dias para se obter o resultado. A diferença entre os dois exames é que o de laboratório é feito com a coleta de secreção nasal e bucal (orofaringe), tem uma especificidade maior e o resultado demora mais a sair. Já o teste rápido é feito por meio de coleta de sangue e o resultado sai em torno de 15 minutos.

De acordo com a Secretária de Saúde, Rosaly Esther, os testes rápidos serão utilizados conforme o protocolo definido “a prioridade são para profissionais de saúde, de segurança e idosos com síndrome gripal, já que são considerados grupos de risco e demandam uma atenção maior para a recuperação.”

A Promotoria Única da Comarca de Borda da Mata fez uma mudança parcial na recomendação feita à Prefeitura quanto às medidas adotadas no enfrentamento da Covid-19. Em 30 de abril, seguindo recomendação do órgão, o comitê municipal de enfrentamento à pandemia decidiu pela revogação do Decreto 4.291, que permitia o funcionamento restrito e com adoção de normas sanitárias de prevenção ao vírus para restaurantes, lanchonetes, bares e academias.

“A recomendação exarada no dia 29 de abril de 2020, salvo no que diz respeito ao local de funcionamento da feira-livre, perdeu parcialmente sua razão de ser após a superveniência da Deliberação n. 39 do Comitê Extraordinário Covid-19, que aprovou o Plano Minas Consciente, razão pela qual Vossa Excelência, se assim desejar, poderá reestabelecer o processo de flexibilização das medidas de distanciamento social”, registra o despacho assinado pelo promotor Sérgio Brito Ferreira.

Com a mudança na recomendação da promotoria, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 em Borda da Mata se reuniu na manhã de ontem (quinta-feira, 08 de abril) e deliberou pela adesão ao Plano Minas Consciente. Além disso, o grupo optou por tornar o uso de máscara obrigatório em espaços públicos, estabelecimentos comerciais, de serviços e nas indústrias.

Confira a íntegra do despacho da Promotoria de Borda da Mata:

« Maio 2020 »