Notícias
Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Quarta, 06 Maio 2020

Com a adoção do programa do governo do estado, restaurantes, lanchonetes e bares poderão atender ao público de forma limitada, em horários pré-determinados e desde que adotem medidas rigorosas de prevenção. Além disso, o uso de máscaras será obrigatório para todas as pessoas em espaços públicos, estabelecimentos comericiais, de serviços e indústrias

 

O comitê de enfrentamento à Covid-19 em Borda da Mata (COES-BORDA DA MATA) aderiu ao programa Minas Consciente, do governo do estado, que prevê a adoção de protocolos de prevenção ao coronavírus para permitir o retorno responsável de atividades econômicas. 

 

O município pode aderir ao programa por se enquadrar entre as cidades onde o número de casos confirmados da doença não impactaram o sistema de saúde de sua macrorregião em mais de 50% de sua capacidade instalada. A diretriz segue orientação da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

 

Outra medida adotada pelo município diz respeito ao uso de máscaras, que passa a ser obrigatório em todos os espaços públicos, estabelecimentos comerciais, de serviços e indústrias. Para famílias carentes, que não têm como adquirir ou fazer sua própria máscara caseira, o Departamento de Assistencia Social está doando o item. Para obtê-lo, basta se dirigir ao CRAS Sebastiana Marques.

 

As decisões tomadas pelo comitê de enfrentamento à Covid-19 constam no Decreto Nº 4.300 de 2020, publicado hoje pelo município. O documento, que passa a valer a partir desta sexta-feira, 08, pode ser consultado no site da Prefeitura.

 

> Confira a íntegra do Decreto 4.300 de 2020

 

Novo protocolo para a restaurantes, lanchonetes e bares

A principal mudança, a partir da adesão do município ao ‘Minas Consciente’, se dá na operação de restaurantes, lanchonetes e bares, que vão poder atender ao público, mas de forma limitada e desde que cumpram rigorosas exigências de higiene e prevenção. Além disso, o atendimento a clientes dentro desses estabelecimentos só poderá ocorrer em horários pré-determinados:

 

  • Almoço - 11:00h às 14:00h

 

  • Lanches - 10:00h às 18:00h

 

  • Jantar - 18:00h às 21:00h

 

  • Já as padarias poderão funcionar das 6h às 20h.

 

Os estabelecimentos ainda terão que seguir rígidos protocolos de higiene e prevenção. Dentre as principais exigências estão o fornecimento de álcool gel para clientes; o controle do acesso na entrada dos estabelecimentos para evitar aglomeração interna; o distanciamento mínimo de dois metros entre as mesas; desinfecção constante do ambiente com desinfetantes à base de cloro e álcool a 70%. 

 

Todos os estabelecimentos comerciais devem impedir a entrada de clientes que não estejam utilizando máscaras ou cobertura sobre o nariz e boca; e deverão afixar cartazes informando o uso correto de máscaras e o número máximo de pessoas permitidas ao mesmo tempo dentro do estabelecimento.

 

Caso não observem as medidas de prevenção ao coronavírus, estes estabelecimentos estão sujeitos a punições e ao fechamento compulsório. 

 

> Confira os protocolos de higiene, prevenção e cuidados que devem ser adotados por restaurantes, padarias, bares e afins.

 

O programa Minas Consciente

O programa Minas Consciente setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas” (onda verde – serviços essenciais; onda branca – baixo risco; onda amarela – médio risco; onda vermelha – alto risco), a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença.

 

> Conheça todas as ondas

 

Estas ondas foram criadas a partir de uma matriz de risco, que leva em conta aspectos econômicos, mas principalmente aspectos relacionados ao impacto das atividades na rede assistencial. 

 

Foram utilizados critérios econômicos como: total de empregados do setor, arrecadação per capita, impacto fiscal, impacto na cadeia produtiva e vulnerabilidade perante à crise.

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Na próxima semana, de 11 a 14 de maio, as Unidades Básicas de Saúde dos bairros Nossa Senhora de Fátima e Santa Cruz, seis bairros rurais e três bairros urbanos, vão realizar a vacina contra a gripe, conforme cronograma abaixo. Além disso, a Sala de Vacinas da UBS do Centro fica aberta todos os dias, das 7h às 15h30, para a vacinação de rotina. 

Todas as pessoas que se encaixam no grupo de risco, devem procurar os locais de vacinação, munidos de cartão de vacinas, documento pessoal e o comprovante exigido para a categoria específica. (Habilitação para motoristas, prescrição médica para doentes crônicos, carteira profissional ou holerite para trabalhadores de saúde, de segurança e professores).

QUEM TEM DIREITO A VACINA: Idosos, profissionais da saúde e pessoas portadoras de deficiência, motoristas (categorias C, D ou E), profissionais de segurança, doentes crônicos, professores, crianças até 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres no pós parto até 45 dias), indígenas e adultos de 55 a 59 anos. 

 

11/05

8h às 15h - UBS Nossa Senhora de Fátima

 

12/05

8h - Palma

8h30 - Serrinha

9h30 - Bocaina

10h30 - Boa Vista

11h - Campo

 

13/05

8h - Barro Amarelo

8h às 15h - UBS Santa Cruz

 

14/05

8h - Santa Terezinha

8h30 - Santa Edwiges

9h - São Judas

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Filtro por data

« Maio 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Mais lidas