Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Terça, 10 Setembro 2019

O prefeito André Marques se reuniu nesta quarta-feira (11), na sede do DEER, em Belo Horizonte, com o diretor geral do órgão, Fabrício Torres. No encontro, o gestor solicitou e teve atendido o pedido de retirada das placas de proibição de estacionamento do trecho urbano da MG-290, em Borda da Mata.

A sinalização, colocada a pedido da Polícia Rodoviária Estadual (PRE),  vinha gerando transtornos para comerciantes, que deixaram de ter onde estacionar e passaram a perder clientes, que também não tinham onde parar seus veículos. Além disso, as placas foram colocadas de forma inadequada, a baixa altura e no meio das calçadas, atrapalhando o trânsito de pedestres. “Nesse momento, já ordenamos a retirada das placas da MG-290, restabelecendo a normalidade”, comemorou o prefeito.

O gestor agradeceu ao deputado estadual Dalmo Ribeiro, que ajudou na marcação da agenda com o diretor geral do DEER. Manifestou gratidão também pelo atendimento dado pelo diretor regional do DEER, João Tadeu da Costa, também presente na reunião da qual ainda participaram o chefe de Gabinete da Prefeitura, Celso Cardoso e o presidente da Câmara de Borda da Mata, Benedito Mira, o Marruco.

Para o prefeito André Marques, a retirada das placas atende a uma demanda dos bordamatenses e desfaz um equívoco. “Graças a Deus, conseguimos reverter este equívoco com rapidez, evitando maiores prejuízos e transtornos para moradores e comerciantes . Assim que fomos acionados pela população, imediatamente procuramos os órgãos responsáveis, cobrando a retirada das placas. O esforço de todos foi recompensado com uma resposta rápida e a solução do problema”, considerou.

Em Borda da Mata, cerca de 1.800 doses serão aplicadas em cães e gatos dos bairros rurais e distritos Cervo e Sertãozinho

De acordo com a decisão do Ministério da Saúde, a campanha de vacinação antirrábica 2019 para cães e gatos recebeu prioridade para imunizar os animais dos municípios do estado do Maranhão, dos estados do Nordeste (Ceará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte) e fronteira com a Bolívia (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre). Em Minas Gerais, considerando que desde 2016 os casos de raiva registrados são transmitidos por morcegos ou animais silvestres, o risco da transmissão da raiva em cães e gatos é maior na zona rural.

A Superintendência Regional de Pouso Alegre disponibilizou para Borda da Mata cerca de 800 vacinas para os bairros da zona rural. A secretária de Saúde Rosaly Esther explica que os distritos Cervo e Sertãozinho são considerados áreas urbanas, por isso estariam fora da campanha, “no entanto, pela proximidade com a área rural e diante do número de animais vacinados nos anos anteriores, com muito trabalho, conseguimos o envio de mais mil doses que serão divididas entre os dois distritos”

O veterinário responsável pelo Serviço de Vigilância Sanitária, Matheus Gabrili, reitera que serão vacinados apenas os animais presentes “não disponibilizamos doses para aplicação em casa” e ainda explica “caso sobrem vacinas após a campanha nas áreas rurais e distritos, a prioridade segue para animais de rua”. A vacinação acontece no final do mês de setembro e o calendário será divulgado previamente para as localidades.

« Setembro 2019 »