Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Quinta, 02 Maio 2019

O grupo de 28 músicos toca clássicos da viola caipira, interpretando com a sinfonia de cordas a música raiz de nomes como Tonico e Tinoco, Lupicínio Rodrigues e outros mestres da viola caipira, além de composições autorais. Apresentação ocorre das 20h às 22h, no Coreto Agenor de Mello, que fica na Praça Nossa Senhora do Carmo

A noite de domingo (05) vai ter um toque para lá de especial na Praça Nossa Senhora do Carmo, em Borda da Mata. Por volta das 20h, ao final da missa celebrada na Basílica, a Orquestra de Viola Raízes, do Distrito dos Fernandes, em Tocos do Moji, vai fazer uma apresentação gratuita no Coreto Agenor de Mello.

O grupo de 28 violeiros vai tocar grandes clássicos da viola caipira, interpretando a obra de nomes como Tonico e Tinoco, Lupicínio Rodrigues, Mazinho Quevedo, Nono e Naná entre outros mestres violeiros. No repertório tem ainda um gênio da MPB: Alceu Valença; e o grande nome da música erudita nacional: Heitor Villa Lobos.

Já deu um show para lá de completo, mas ainda tem mais. A orquestra vai apresentar para a plateia suas composições autorais. São elas: “Base da Sociedade”, composição de Amarildo; “Beleza que Deus criou”, de Tiago Almeida; e “Viola Danada”, de Bareta da Viola.

O maestro Tiago Almeida garante uma apresentação inesquecível: “É um grupo que tem a finalidade de valorizar a viola caipira, a música de Raiz e também valorizar os artistas de nossa cidade”, conta ele, discorrendo sobre o propósito do grupo que viaja o brasil divulgando a música de raiz.

Em julho, a orquestra completa três anos de vida. Em pouco tempo, já dá seus primeiros frutos. Atualmente, “o grupo conta com a participação de crianças, jovens e até idosos”, como explica o maestro. Em breve vem um CD por aí. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com uma produtora do estado de São Paulo.

Melhores alunos do projeto em cada escola foram selecionados para participar do programa de rádio. O radialista Luiz Silva conduziu o bate-papo que ressaltou a importância do esporte e da educação na formação de crianças e adolescentes

O bom desempenho dos alunos que participam do projeto ‘Bom de Bola, Bom na Escola’, em Borda da Mata, foi tema de um programa de rádio da região esta semana. A Tokos FM recebeu cinco jovens atletas, escolhidos entre aqueles com boas notas e comportamento exemplar em sala de aula, para falar da importância do esporte e da educação na formação de crianças e adolescentes.

Luiz Rafael, voluntário do projeto, conta que a ideia de levar os jovens à rádio é parte do esforço em incentivá-los a continuarem se dedicando ao esporte aos estudos.

O programa comandado pelo radialista Luiz Silva foi ao ar no dia 1º de Maio. Os atletas entrevistados foram os seguintes: Lidiane Silva, de 17 anos, que tem tido grande destaque nos jogos e competições que disputa;  Emily Costa, de 14 anos, que representou a Escola Municipal Benedita Braga Cobra; Samuel Figueiredo, de 11 anos, representando a Escola Municipal Antônio Marques da Silva; Mateus Mozar, de 10 anos, representando a Escola Municipal Professora Diva Ribeiro dos Santos; e  Denis Costa, de 9 anos, que reapresentou a Escola Municipal Francisco Souza Costa.

Sobre o projeto 'Bom de Bola, Bom na Escola'

O projeto ‘Bom de Bola, Bom na Escola’ é uma iniciativa do Departamento Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer que aposta na complementação entre as áreas de esporte e educação como forma de incutir nos alunos valores como disciplina, espírito coletivo e dedicação.

O público-alvo do projeto, iniciado em 2017, são crianças de 6 a 17 anos. Atualmente, 120 alunos já integram a iniciativa. Com a condição de ter bom desempenho e comportamento exemplar na escola, eles participam da escolinha de futebol mantida pela Prefeitura de Borda da Mata.

São seis aulas semanais no Estádio Municipal. Elas são divididas em dois turnos,  da 9h às 11 e das 14h30 às 18h, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras.

O resultado é a formação de atletas de grande desempenho em campo, na escola e no convívio social.

« Maio 2019 »