Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Quinta, 23 Maio 2019

A Prefeitura intensificou esta semana os trabalhos de revitalização do estádio: Vestiário, alambrado, arquibancada e entorno da arena estão sendo reestruturados e ganhando pintura nova

Mato alto, vestiários depredados, muro cedendo, arquibancadas sujas e mal conservadas. Há cerca de dois anos, o Estádio Municipal de Borda da Mata era o retrato do abandono. De lá para cá muita coisa mudou. O gramado da arena virou o palco do projeto ‘Bom de Bola, Bom na Escola’, aposta para o futuro que une esporte e educação; suas instalações receberam algumas melhorias e a bola voltou a rolar. Não é pouca coisa, mas é só o começo.

A Prefeitura intensificou esta semana os trabalhos de revitalização do estádio. Vestiário, alambrado, arquibancada e entorno da arena estão sendo reestruturados e pintados. A força-tarefa da equipe do Departamento de Obras tem um objetivo: entregar as obras no dia 13 de julho, quando o estádio municipal será reinaugurado.

“A reforma do Estádio Municipal representa o resgate do esporte em Borda da Mata. É uma estrutura utilizada pela escolinha de futebol da Prefeitura, pelos times amadores, veteranos, um ponto de encontro para todos os bordamatenses que amam o futebol e a prática de esportes”, avalia o responsável pelo incentivo à prática de esporte na cidade, Thiago Senna.

Para Tiago Lopes, o treinador da escolinha de futebol da Prefeitura, a revitalização da arena terá reflexos importantes no projeto que recebe cerca de 120 atletas-estudantes de 6 a 17 anos. O primeiro deles é que, com o estádio reformado, as equipes do projeto poderão mandar seus jogos em casa, permitindo que pais e familiares os acompanhem de perto, o que nem sempre é possível quando eles jogam em outras cidades.

“Antes da reforma, não tínhamos condições de receber as escolinhas de futebol da região. Para recebê-las, precisaríamos de um ambiente agradável e uma boa estrutura. Por isso, hoje o prefeito está reformando o estádio para zelar por nossa escolinha de futebol e para que possamos trazer mais jogos para dentro de casa, assim os pais dos alunos e os familiares poderão acompanhar de mais perto seus filhos participando do esporte”, projeta o treinador.

Tiago reforça a importância dessa proximidade entre pais, familiares e os jovens atletas. Segundo ele, além da motivação e do apoio durante os jogos, o fortalecimento dos vínculos entre atletas e com a própria cidade dá impulso para que o projeto possa prosperar e seguir contribuindo para a qualidade de vida desses jovens, tanto no gramado como nas salas de aula, já que ter bom desempenho na escola é uma das condições para seguir no projeto.

Outra perspectiva que se abrirá a partir da reinauguração do estádio é a disputa de campeonato entre as equipes amadoras, adultos e veteranos. “O estádio voltará a ser alegre aos finais de semana”, acredita Tiago Lopes.

Políticas para a juventude

Foi preciso dar conta de muito trabalho para que o Departamento de Obras pudesse direcionar esforços para concluir a reforma do estádio. Tocada com recursos e mão de obra da própria Prefeitura, a revitalização da arena é mais um sinal da atenção que a administração de André Marques (PSDB) tem dado ao esporte.

“No poder público, as coisas quase nunca acontecem na velocidade que gostaríamos, mas, quando existe o empenho, elas acontecem. É uma reforma muito importante para os moradores, pois quando tratamos do estádio estamos falando de lazer, de esporte e até de educação, já que ele abriga hoje um dos principais projetos que une esses dois importantes pilares da promoção de políticas para a juventude  em nossa cidade”, avalia o prefeito André Marques.

Trabalho permanente de recuperação de vias realiza ações nos bairros Santa Rita, Santo Antônio e Santa Cruz

As equipes do Departamento de Obras da Prefeitura de Borda da Mata seguem empenhadas na operação tapa-buraco, o trabalho permanente de recuperação de vias urbanas. Nesta semana e na próxima, as intervenções se concentram em três bairros da cidade: Santa Rita, Santo Antônio e Santa Cruz.

Desde o início do ano, já foram aplicadas cerca de 18,5 toneladas de massa asfáltica nos trabalhos de recuperação de vias, que já chegaram a parte expressiva do município. “Elaboramos um cronograma que procura atender periodicamente todas as regiões da cidade. Ao mesmo tempo, nos deslocamos, quando necessário, para atender a pontos críticos”, explica o diretor do Departamento de Obras, Barezze Rezende Brandão.

Segundo ele, o maior desafio é atender a enorme demanda com uma equipe reduzida. “Os recursos são limitados, a equipe reduzida. Tentamos compensar com a maior eficiência possível na prestação do serviço e procuramos melhorar a cada dia”, considera.

Para as próximas semanas, o diretor prevê a aplicação de mais 1 tonelada de massa asfáltica nos trabalhos da operação tapa-buraco. Desse montante, 500 quilos estão nos estoques da Prefeitura, que ainda vai adquirir mais uma tonelada do insumo. A expectativa é que se conclua o primeiro semestre do ano com a aplicação de aproximadamente 20 toneladas de massa asfáltica.

« Maio 2019 »