Em Borda da Mata, cerca de 1.800 doses serão aplicadas em cães e gatos dos bairros rurais e distritos Cervo e Sertãozinho
De acordo com a decisão do Ministério da Saúde, a campanha de vacinação antirrábica 2019 para cães e gatos recebeu prioridade para imunizar os animais dos municípios do estado do Maranhão, dos estados do Nordeste (Ceará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte) e fronteira com a Bolívia (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre). Em Minas Gerais, considerando que desde 2016 os casos de raiva registrados são transmitidos por morcegos ou animais silvestres, o risco da transmissão da raiva em cães e gatos é maior na zona rural.
A Superintendência Regional de Pouso Alegre disponibilizou para Borda da Mata cerca de 800 vacinas para os bairros da zona rural. A secretária de Saúde Rosaly Esther explica que os distritos Cervo e Sertãozinho são considerados áreas urbanas, por isso estariam fora da campanha, “no entanto, pela proximidade com a área rural e diante do número de animais vacinados nos anos anteriores, com muito trabalho, conseguimos o envio de mais mil doses que serão divididas entre os dois distritos”
O veterinário responsável pelo Serviço de Vigilância Sanitária, Matheus Gabrili, reitera que serão vacinados apenas os animais presentes “não disponibilizamos doses para aplicação em casa” e ainda explica “caso sobrem vacinas após a campanha nas áreas rurais e distritos, a prioridade segue para animais de rua”. A vacinação acontece no final do mês de setembro e o calendário será divulgado previamente para as localidades.