A manhã do sábado, 27/06, foi dia de atualizar o cartão de vacinas em Borda da Mata! Adultos de 20 a 49 anos e toda a população que não estava incluída nos grupos de risco da vacinação contra a gripe foi convidada a participar. Conforme explica a enfermeira da Vigilância em Saúde, Grazieli Siqueira “toda pessoa que vem procurar a vacina, a gente atualiza o cartão com as doses de hepatite, febre amarela, antitetânica, conforme a necessidade de cada um. Além disso, juntamente com a campanha da gripe, nós estamos tendo a campanha de sarampo, rubéola e caxumba para as pessoas de 20 a 29 anos e sarampo e rubéola para pessoas de 30 a 49 anos. É essencial manter o cartão de vacinas atualizado para garantir a saúde.”
Em Borda da Mata, 7.545 pessoas já tomaram a vacina contra a gripe. Entre os grupos prioritários, 92% das pessoas foram imunizadas e agora as doses foram liberadas para toda a população. É o caso do Alencar Júnior que espera pela campanha para garantir a imunização contra os vírus Influenza B, H1N1 e H2N3. “Como ainda não tenho idade [do grupo de risco], espero a liberação e venho tomar. Já vai fazer 5 anos que tomo essa vacina. Hoje já aproveitei para atualizar o cartão e tomei o que precisava tomar”.
Embora a procura pela vacina seja grande, há uma parte do grupo de risco que ainda está em falta, Grazieli faz o chamado para os pais e responsáveis de crianças e também para as grávidas de Borda da Mata “em crianças nossa meta ainda está baixa, em torno de 70%, então falta bastante criança para vacinar, em gestantes também não conseguimos alcançar a meta, mas no restante do público estamos bem, em torno de 90%.
Roberta Souza também aproveitou a oportunidade para atualizar o cartão “eu tomei a vacina da gripe como professora, assim que saiu a campanha e nessa divulgação, eu vim para tomar as vacinas contra sarampo e rubéola. Nós temos que ter essa conscientização e sempre andar em dia com nossas vacinas. ”
Apenas na manhã de sábado, quase 400 doses foram aplicadas, entre as vacinas contra a gripe, sarampo, rubéola e caxumba. Para quem ainda não está em dia com a vacinação de rotina, o serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30, na UBS Monsenhor Pedro Cintra, no Centro.