Sobe para 16 casos de Covid-19 em Borda da Mata. Dois pacientes estão internados.

Mais três casos em 24 horas. O boletim epidemiológico de 07/07, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, atualiza as informações de Covid-19 em Borda da Mata, doença causada pelo novo coronavírus. O município registra 16 pacientes diagnosticados com Covid-19. São 13 casos positivos já CURADOS. Dos três pacientes em recuperação, uma mulher de 44 anos continua internada no Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre (boletim 06/07). Outra mulher de 55 anos, portadora de comorbidades, está internada no Pronto Atendimento Municipal, em Borda da Mata. O outro paciente é um homem de 55 anos, que se recupera em casa dos sintomas gripais.

Na lista de curados, entrou uma mulher de 64 anos, assintomática. Ela testou positivo porque teve contato com caso positivo, mas já está livre do vírus.

Diante do aumento expressivo de casos no município, a Secretaria de Saúde pede atenção redobrada de toda a população:

• O MÊS DE JULHO É O MÊS COM MAIOR NÚMERO DE DOENÇAS RESPIRATÓRIAS, PRECISAMOS DA COLABORAÇÃO DE TODOS, JUNTOS PODEMOS FAZER A DIFERENÇA.
  • SE VOCÊ NÃO PRECISA TRABALHAR, FIQUE EM CASA.
  • SE VOCE É IDOSO DEVE TOMAR TODAS AS PRECAUÇÕES NECESSÁRIAS, POR ISSO PAREM DE PASSEAR NAS PRAÇAS, PADARIAS E SUPERMERCADOS PEÇAM AOS SEUS FILHOS E NETOS QUE COMPREM OS PRODUTOS QUE PRECISAM.
  • CRIANÇAS PERMANEÇAM EM CASA;
  • O USO DA MÁSCARA É OBRIGATÓRIO, NÃO SAIA SEM A MÁSCARA, ESTAMOS NO PICO DA CONTAMINAÇÃO DO CORONAVÍRUS,
  • FAÇAM SUA HIGIENIZAÇÃO E MANTENHA O DISTANCIAMENTO SOCIAL.
  • POR FAVOR FAÇA SUA PARTE: A MINHA VIDA, A SUA VIDA, A VIDA DA SUA FAMÍLIA DEPENDE DA SUA ATITUDE.
  • CASO APRESENTE ALGUM SINTOMA DE RESFRIADO, FEBRE, TOSSE SECA, CANSAÇO, DIFICULDADE DE RESPIRAR OU FALTA DE AR POR FAVOR PROCURE SUA UBS DE REFERÊNCIA.
  • EVITE FESTAS PARTICULARES E AGLOMERAÇÕES DE PESSOAS.

A secretária de saúde Rosaly Esther ainda acrescenta “é esperado nos próximos dias um aumento do número de diagnósticos devido à ampliação do número de testes realizados. O mês de julho será decisivo para o desfecho do coronavírus em Borda da Mata. A colaboração da população deve ser máxima no decorrer desse mês. Respeite sua saúde, respeite quem você ama, respeite os profissionais de saúde. Fique em casa.”

O boletim atualiza também o número total de notificações desde o início da pandemia: 98, sendo que 72 incluem-se em síndrome gripal inespecífica já CURADA, 50 destes pacientes fizeram exames e testaram negativo para o coronavírus.  Outros 9 pacientes estão em isolamento domiciliar com monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde.