Setor de Odontologia de Borda da Mata promove semana odontológica em parceria com escolas municipais

31/10/2013

De 21 a 25 de outubro de 2013, o Setor de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde Borda da Mata promoveu a Semana Odontológica em parceria com as escolas municipais. Os alunos prepararam trabalhos sobre higiene bucal, os quais foram apresentados para os visitantes nos horários pré-estabelecidos.

O evento, de acordo com a dentista coordenadora, Maysa Monteiro Rosa, aconteceu em comemoração ao Dia do Dentista, 25/10, “a proposta é fazer com que cada escola mostre o que aprende com as visitas periódicas dos dentistas, pois a prevenção é um dos principais aliados da saúde bucal”.
A primeira escola foi a E. M. Benedita Braga Cobra, cada sala preparou apresentações diferentes para mostrar o que aprenderam com o projeto desenvolvido pelas professoras em parceria com os dentistas. Sala de jogos, explicações, cartazes, músicas, paródias, maquetes e outras ferramentas foram utilizadas pelos alunos.

No dia 22/10, os alunos dos períodos da manhã e da tarde da E. M. Professora Diva Ribeiro dos Santos mostraram os seus trabalhos aos visitantes, jurados e dentistas. Teve teatro, fantoche música, paródias e muita desenvoltura na apresentação.

Os estudantes da E. M. Francisco Sousa se apresentaram no dia 23/10. No palco da escola, as turmas fizeram teatro, contaram histórias, cantaram paródias e explicaram sobre higiene bucal.
Na E. M. Antônio Marque das Silva, no dia 24/10, as professoras inovaram e foram as atrizes junto com os alunos na peça teatral encenada pelo turno da tarde que integrou todas as turmas. No período da manhã, teve poesia, teatro, música e muita criatividade dos alunos.

No encerramento da Semana Odontológica, 25/10, as crianças da Creche Madre Teresa de Saldanha e do Cemei Professora Ana Cabral dos Santos apresentaram números com músicas e teatro. Os pequenos mostraram que aprenderam a lição de manter a higiene bucal desde cedo.

A Semana Odontológica acontece em outubro em comemoração ao Dia do Dentista, 25/10. Durante todas as apresentações, jurados avaliaram o desempenho de alunos e professores para decidir qual delas será o destaque, pois as escolas estão concorrendo a um dia no parquinho de diversão. A decisão, embora muito difícil porque todas as escolas mostraram muita qualidade e organização, acontece na semana seguinte ao término das apresentações.