Após denúncias anônimas e o acompanhamento de atividades durante uma semana, o serviço de Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Borda da Mata, interditou um galpão clandestino de remédios que armazenava e transportava medicamentos de forma irregular.
Para Rosaly Esther, secretária de Saúde, é muito importante a ação da comunidade na fiscalização por meio de denúncias anônimas que ajudam as autoridades a investigarem possíveis irregularidades e possam intervir em benefício da população “remédios para controle de diabetes e hipertensão espalhados pelo chão, fora da temperatura, transportados sem refrigeração para farmácias e drogarias da região, o que pode prejudicar a saúde, ao invés de tratar a doença”. E ainda complementa “a Vigilância Sanitária acompanhou e agiu rápido, pois acreditamos que a empresa havia acabado de se instalar em Borda da Mata.”
O local que não tinha alvará de funcionamento foi interditado e os medicamentos apreendidos. A empresa responsável, que é de Belo Horizonte, já teve uma filial interditada em Pouso Alegre, também pela Vigilância Sanitária.
A Secretaria Municipal de Saúde de Borda da Mata trabalha incansavelmente para oferecer os serviços de saúde à população, seja por meio da prevenção com agendamentos, exames, mutirões, em casos de urgência e emergência, transporte, medicamentos, vacinação, palestras educativas, visitas domiciliares e também em atenção à saúde pública, que monitora fornecedores que têm impacto diretamente na vida das pessoas. Trabalho sério e comprometimento com e para a população.