Secretaria Municipal de Saúde realiza cerca de 50 ultrassonografias em mutirão no final de semana

30/05/2017

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Borda da Mata realizou nos dias 27 e 28 de maio, sábado e domingo, o mutirão de ultrassonografias para atender pacientes da fila de espera. A Secretaria organizou os atendimentos por localidades e disponibilizou transporte para buscar os moradores da zona rural. No sábado foram atendidos pacientes do Sertãozinho e bairros próximos ao distrito, assim o motorista pode otimizar a rota para levar e buscar. No domingo, foram atendidos os pacientes do distrito Cervo e bairros próximos. Os moradores do município foram encaixados nos dois dias.

Como os pacientes precisavam fazer o exame em jejum, a equipe da Saúde organizou um café para ser tomado logo depois do exame. O resultado também saiu na hora.

Para a senhora Maria do Carmo de 69 anos, moradora do Sertãozinho, que esperava o exame há mais de dois anos, o mutirão foi de grande valia “achei a iniciativa muito boa, principalmente de ter ido buscar a gente. Eu já tinha até desanimado desse exame e não tinha dinheiro pra fazer particular, então esse mutirão no sábado foi muito bom mesmo. O acolhimento e o carinho de todos aqui faz muito bem pra gente” afirma sorridente a dona Maria que permitiu que acompanhássemos o exame com o médico José Luiz Schiavon e a técnica em radiologia Fabiana Alessandro.

Há um ano na fila de espera, a paciente de 62 anos Maria das Graças Santiago, moradora do bairro rural Campo foi uma das primeiras a ser atendida no sábado “eu agradeci o médico lá dentro e agradeço a todos pelo atendimento nesse sábado, porque sei que não é fácil largar a família e vir servir à comunidade no final de semana. Eu agradeço a Deus por esse exame porque dinheiro pra pagar eu não tinha” ressalta Maria das Graças.

Foram realizadas cerca de 50 ultrassonografias de abdômen total no ambulatório municipal. Para a secretária de saúde, Rosaly Esther, tornar o atendimento mais humano é essencial para a população “queremos o melhor atendimento, por isso diminuir a fila de espera é tão importante.”