Secretaria de Saúde realiza pesquisa de satisfação com os usuários do Pronto Atendimento

 

No período de 17 de outubro de 2011 a 10 de janeiro de 2012, 100 pessoas, entre pacientes e acompanhantes, que foram ao Pronto Socorro Municipal responderam, facultativamente, a pesquisa qualitativa para avaliação da qualidade no atendimento, coordenada pelo diretor administrativo do Pronto Atendimento Benedito Cobra Neto, Edson Cassiano de Oliveira.

Durante os três meses, foram efetuadas, em média, 35 pesquisas por mês para garantir a diversidade de pessoas e assim não comprometer o resultado da avaliação.

A pesquisa revelou, entre outras estatísticas, que 98% dos entrevistados consideram o visual do Centro Médico agradável, 100% avaliaram que o local é limpo, 98% das pessoas revelaram que notam o interesse do funcionário em atender bem, a relação médico-paciente foi avaliada por 33% como excelente, 55% como boa, 11% como regular e apenas 1% classificou como péssima. A pesquisa mostrou ainda que 82% das pessoas consideram que bom atendimento é quando são tratadas com humanidade e rapidez.

O objetivo é fazer mudanças pontuais e acentuar a qualidade no atendimento, de acordo com o relatório da pesquisa desenvolvida por Oliveira, a iniciativa foi tomada “visando a satisfação dos usuários, o Pronto Atendimento passou por uma mudança em sua estrutura organizacional, física e comportamental oferecendo maior qualidade no atendimento aos pacientes e maior conforto nas instalações.”

Segundo a secretária de Saúde Nádia Maria dos Santos Pádua, “os pontos que já passam por melhorias, com base no que foi exposto pela pesquisa é a qualificação do serviço de recepção com treinamentos aos profissionais e o serviço de conscientização junto aos médicos de que o paciente não procura apenas a solução para o estado de saúde, mas também um profissional educado em que possa confiar física e psicologicamente.

 
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