Na noite de 21/05/15, profissionais da saúde, representantes de instituições do município, como Conselho Tutelar, Educação, Igreja e pacientes de Saúde Mental de Borda da Mata participaram do evento que comemora o dia da Luta Antimanicomial.
A psicóloga responsável pelo serviço de Saúde Mental da Prefeitura de Borda da Mata, Maria Amélia Gouvea Guilherme, falou sobre o movimento comemorado em 18 de maio, que trata sobre as alternativas de tratamento aos pacientes de saúde mental, os quais devem receber medicação e viver em harmonia com a família e sociedade. Na ocasião, a secretaria de saúde, Nádia Maria dos Santos Pádua ressaltou a importância da participação dos pacientes e profissionais nas discussões acerca da melhoria da oferta dos serviços de saúde no município.
Maria Amélia destacou que há muito preconceito com os pacientes de saúde mental, o qual existe desde a Idade Média. No entanto, é necessário o entendimento da sociedade dos tratamentos existentes para que o paciente tenha qualidade de vida.
Adoecer de um transtorno mental e tão natural quanto os dizeres do verso do poeta Caetano Veloso “de perto ninguém é normal”. É preciso repensar o cuidado com esses semelhantes, respeitando as diferenças e ao mesmo tempo combatendo o preconceito.