Idioma

Tempo em Borda da Mata

SIGA NAS REDES

Secretaria de Saúde de Borda da Mata esclarece dúvidas sobre a febre amarela

03/02/2017

 

A vacina sempre esteve disponível na Sala de Vacinas, agora situada na UBS Monsenhor Pedro Cintra, das 7h às 13h, de segunda a sexta feira. No entanto agora, devido ao enfoque dado pela mídia, a população está procurando muito a vacina, porém Borda da Mata não está recebendo doses suficientes para toda a população. As doses estão sendo destinadas em maior número para as cidades onde está ocorrendo a doença, ação nada mais que justa para o momento, visto que não há casos em nossa região até o momento.

 

As doses disponíveis em Borda da Mata são para priorizar a população residente da zona rural de MATA, visto que a Febre Amarela até o momento é silvestre. Não há registros de caso urbano desde o ano de 1942.

 

Assim, população que mora na área urbana, que não vai viajar para áreas onde está ocorrendo a doença, neste momento NÃO precisa se desesperar para tomar a vacina; serão vacinados, porém, em outro momento. Quem já tem duas doses da vacina não precisa tomar mais, está imune para sempre.

 

Na UBS Monsenhor Pedro Cintra, toda terça-feira pela manhã, serão realizadas as vacinas para as crianças de 09 meses, crianças de 04 anos e quem estiver com a vacina em atraso, com o cartão de vacinas EM MÃOS. Os demais não serão vacinados.

 

De acordo com a enfermeira da Vigilância em Saúde, Grazieli Miranda Siqueira Dande, para a zona rural, serão convocados, conforme a vacina for recebida, pela equipe de Saúde da Família. “Será realizada nos bairros, sendo que já iniciamos pelo Mandu, em 01/02, por ser uma área de mata extensa e distante da zona urbana.” É importante sempre levar o cartão de vacinas quando for vacinar para avaliar a necessidade de tomar ou não;

 

A vacina está contra-indicada para gestantes, mães que amamentam crianças menores de 06 meses, pessoas com baixa imunidade e alérgicas a ovo.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram
Pular para o conteúdo