Conforto e segurança para a população; economia para os cofres públicos. A Prefeitura de Borda da Mata conseguiu somar os três fatores em uma mesma ação: está em andamento o processo licitatório para implantação de iluminação de LED em seis novos pontos da cidade, abrangendo ruas, avenidas, a praça acima da Basílica e o terminal rodoviário.
O valor estimado do investimento é de R$ 540 mil. Concluída a licitação e assinado o contrato com a empresa vencedora do certame para execução do serviço, o prazo para sua conclusão é de três meses.
A iluminação LED é mais eficiente pois ilumina mais, consumindo menos energia. A médio e longo prazo, o baixo consumo e a durabilidade da lâmpada gera economia para os cofres públicos. Sem contar que ambientes mais iluminados são comprovadamente mais seguros.
Seis pontos da cidade serão contemplados. A Avenida João Olívio Megale; a Praça Nossa Senhora do Carmo, no trecho acima da Basílica, seguindo até o cemitério; o terminal rodoviário; a Rua Benedito Rodrigues; a Estrada Rural, do Bairro Amarelo; e o prolongamento da Rua São Benedito, no bairro Santa Terezinha.
Como explica o diretor de Obras, Barezze Brandão, a inserção da iluminação de LED nesses novos pontos dá continuidade ao trabalho que vem sendo feito nos últimos anos, com a troca da iluminação das praças centrais e expansão da rede para ruas não iluminadas em bairros como o Santa Terezinha. “A ideia é deixar a cidade cada vez mais iluminada a partir de um processo que não eleve os gastos públicos. A iluminação LED é uma opção muito eficiente para atender essas demandas”, avalia Barezze.
Para o prefeito André Marques, o investimento público deve considerar o atendimento das demandas da população, a eficiência e a responsabilidade com os escassos recursos de que a sociedade dispõe. “Não canso de repetir, precisamos fazer mais com menos. Temos muitas demandas para atender, uma crise a superar e o povo precisando do nosso apoio. Investimentos como a iluminação de LED estão dentro dos princípios do bem comum, da eficiência e da responsabilidade com o gasto público”, propõe.
O que é o LED?
LED é a sigla para Light Emitting Diode, que no português significa “diodo emissor de luz”. Isto é, o LED é um condutor de energia elétrica que, quando energizado, emite luz visível a olho nu, gerando bem menos calor e menos perdas de energia que tecnologias antecessoras, como a lâmpada fluorescente e a incandescente.
Além disso, esse tipo de iluminação possui muitos diferenciais, tais como:
- Alta eficiência elétrica e luminosa;
- Longa vida útil;
- Flexibilidade fotométrica (facho de luz);
- Variedade de Temperatura de Cor;
- Alto Índice de Reprodução de Cor;
- Baixa emissão de calor;
- Maior estabilidade e segurança operacional;
- Versatilidade de aplicações.