Idioma

Tempo em Borda da Mata

SIGA NAS REDES

Rede Municipal de Ensino apresenta resultados do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa

Jaqueline e Ana Cecília

 

O 2º Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) aconteceu no dia 10/12/2014 na Escola Municipal Francisco de Souza Costa em Borda da Mata e reuniu professores de 1º, 2º e 3º ano para apresentação dos resultados do Pacto.

O PNAIC é um curso para os professores da rede pública, o qual afirma o compromisso de que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Aos oito anos, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos. O Pacto teve duração de dois anos, em 2013 a ênfase foi em alfabetização e linguagem e em 2014, o curso foi voltado para alfabetização matemática.

Na Escola onde aconteceu o Seminário em Borda da Mata, as professores expuseram os materiais didáticos, jogos e brincadeiras que estimularam o ensino da matemática em sala de aula durante o ano. Jaqueline Pereira da Silva atuou como coordenadora local do Pacto, segundo ela, a dedicação de 160 horas de estudos de cada professora, 19 cursistas no total, ao longo de 2014 resultou em “trabalhos lindíssimos, criativos e enriquecedores. O lúdico esteve sempre presente nas atividades desenvolvidas e aplicadas em sala de aula através dos jogos matemáticos. A leitura e a utilização do acervo literário fizeram parte do cotidiano dos alunos no decorrer do ano letivo.”

A professora Ana Cecília da Mota atuou como orientadora de estudos do PNAIC, para ela, “as atividades desenvolvidas nos encontros em Borda da Mata estiveram em concomitância com os objetivos do Pacto e o compromisso de todos com a melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização é visível”. Pois, na Avaliação Nacional de Alfabetização de 2013 aplicada aos alunos de 3º ano, Borda da Mata superou a média do Estado.

No evento, o professor Marcelo Marques Ferreira, consultor Pedagógico da Pearson NAME Brasil, palestrou com o tema “Professores Inovadores, Aulas diferenciadas.”

 

Compartilhe nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram
Skip to content