Público e jurados avaliam cinco quesitos nos pratos inscritos do Festar Gastronômico 2019 em Borda da Mata

Sabor, Criatividade/Inovação na receita, Apresentação do prato, Atendimento e  Higiene do local são os cinco quesitos que vão receber notas de 5 a 10, assim que o prato inscrito no Festar Gastronômico 2019 for degustado pelo público e por uma  equipe de três jurados.

Tanto o público, quanto os jurados podem visitar o estabelecimento participante durante o mês de janeiro inteiro, nos dias de funcionamento do bar/restaurante, pedir o prato inscrito e avaliar. No entanto, cada estabelecimento tem um dia definido para o “ponto de encontro”, data em que o estabelecimento espera um maior movimento para servir o prato inscrito no festival.

As cédulas são de papel e deve ter todos os campos preenchidos para ser validada. Ao votar, as cédulas são depositas em uma caixa lacrada no estabelecimento participante. O voto dos jurados é guardado pela comissão organizadora do evento. A nota final vai ser a soma dos três jurados mais a nota do público que tem peso 2, ou seja, vai ser duplicada. Os quesitos também têm pesos diferentes. Sabor e Criatividade/Inovação na Receita contam duas vezes.

Conheça os jurados do Festar Gastronômico 2019

Beatriz Fraga – Exímia cozinheira amadora, famosa pelos seus pratos nas recepções que faz em casa e em eventos com os amigos. Botequeira de longa data, já provou os melhores tira-gostos dos melhores bares da cidade, de ontem e hoje.

Celso Cardoso (Batata) – Está no ramo de alimentação há 23 anos. A frente da Lanchonete Batata é ele quem prepara os hambúrgueres artesanais, além de outros pratos. Entendedor de receitas e também um apreciador da culinária local, especialmente dos tira-gostos que permitem a harmonização do paladar com um encontro de amigos.

Samir Naddur – Como um bom mineiro, aprecia uma boa comida, um ambiente democrático e muita descontração. Valoriza, acima de tudo, um prato preparado com simplicidade e autenticidade. Para ele, “trem bão” mesmo é se reunir com pessoas queridas para jogar conversa fora saboreando um bom prato. Com o Festar Gastronômico, espera ver os talentos culinários da nossa cidade conhecidos, reconhecidos e principalmente divulgados. Samir é conselheiro e vice-presidente do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo de Borda da Mata).

Público – Consumidor exigente, espera bom atendimento, preço justo, comida gostosa e bebida gelada. Além disso, procura um ambiente aconchegante para se reunir com os amigos, colocar a conversa em dia, ouvir música ou até assistir futebol! O público em geral, bordamatense ou turista, que frequentar o estabelecimento participante durante os dias do Festar Gastronômico e consumir o prato concorrente, tem direito a votar.

Edição 2018

Na primeira edição do Festar Gastronômico de Borda da Mata, em 2018, pelo menos 1.776 pessoas votaram nos pratos servidos pelos estabelecimentos participantes. Borda da Mata recebeu turistas de dez estados. Além de Minas Gerais, com visitantes de 23 cidades, que inclui as cidades vizinhas, a capital Belo Horizonte e também pessoas de Monte verde, São Tomé das Letras e Poços de Caldas. Os demais estados são: São Paulo com pessoas de 21 cidades diferentes, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rondônia e Tocantins.

Os dados foram retirados das cédulas de votação que deram o título de prato/petisco campeão ao pastel de milho da Pastelaria 3 Irmãs.

Na mídia

A edição 2019 do Festar Gastronômico de Borda da Mata é destaque na imprensa regional:

Rádio Difusora Ouro Fino (clique para ouvir)

Portal de Notícias Terra do Mandu (clique para ler)

Portal G1 – Globo.com  (clique para ler)