Borda da Mata possui atendimento médico 24 horas por dia, sete dias da semana. O Pronto Socorro, que fica nas dependências do asilo, faz os atendimentos de urgência e emergência, ou seja, de quem está precisando de atendimento imediato, com risco iminente de vida. Quando o paciente chega, ele primeiro é estabilizado, isso quer dizer, recebe toda a atenção médica e de enfermagem necessária para então, SE NECESSÁRIO, ser transferido para um hospital maior, pelo sistema do SUS FÁCIL.
As internações de Borda da Mata são feitas principalmente (cerca de 80%) no Hospital Samuel Libânio em Pouso Alegre, por meio de convênio pago pelo Estado com dinheiro do próprio Município.
Uma dúvida recorrente é quanto às cidades menores que quando o paciente precisa, vai direto pro Hospital Regional e Borda da Mata precisa entrar na fila do sistema SUS FÁCIL: é que muitas dessas cidades não possuem Pronto Socorro de atendimento 24h, ou seja, não tem pra onde ir, a não ser Pouso Alegre. Mas Borda da Mata possui leitos, médicos, enfermeiros, ambulâncias e também o SAMU e consegue salvar muitas vidas por aqui mesmo, exceto quando o caso é muito grave, aí sim o encaminhamento é feito para Pouso Alegre ou outra cidade de referência. Inclusive Borda da Mata recebe muitos pacientes de cidades vizinhas que chegam primeiro aqui e depois de estabilizados, quando é o caso, seguem para outro hospital mais equipado.
A Secretaria Municipal de Saúde está empenhada em oferecer um serviço de saúde mais humano e preciso à população, por isso a informação é tão importante para o bom atendimento.