No módulo de encerramento do primeiro semestre de 2018 (20/06), os professores da Rede Municipal de Educação de Borda da Mata participaram de uma palestra com o padre Andrey Nicioli sobre Fake News e Jornalismo de Paz. Os módulos são encontros periódicos dos professores, supervisores e diretores da Rede para estudos de disciplinas e temas relevantes ao ensino.
Na palestra, padre Andrey falou do aumento de fake news, na tradução, notícias falsas que circulam nas redes sociais diariamente, justamente por conta do aumento do número de smartphones e do acesso à Internet. Só no Brasil, 139 milhões de pessoas estão conectadas, pelo menos 130 milhões estão nas redes sociais e 85% acessam a Internet diariamente, em média, 9 horas por dia! De acordo com os dados apresentados, são publicadas cerca de 3.500 notícias por dia e num dia de noticiário “quente”, das 10 notícias publicadas, pelo menos 6 são falsas. A ferramenta “compartilhar” acaba disseminando muitas notícias falsas pela irresponsabilidade de quem escreve e também de quem passa adiante sem checar ou desconfiar. Para não cair nas armadilhas de notícias falsas, é preciso ler a notícia inteira, observar a fonte, procurar em sites confiáveis.
“Fake News é o desenvolvimento tecnológico da fofoca, que já é uma prática do ser humano e muitas vezes leva a consequências irreparáveis por causa de uma mentira disseminada em massa”, afirmou padre Andrey com base nas estatísticas, em fatos recentes e também no posicionamento do papa Francisco diante do tema, por ocasião do 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais, em 13/05/2018.
Outro tema tratado na palestra foi o termo “pós-verdade” que entrou no dicionário em 2017, o qual se refere a uma característica observada no comportamento das pessoas nas redes sociais: já não importa se o fato é verdade ou mentira, o que importa é a opinião da pessoa sobre o fato, “julgamos, falamos sem saber se é verdade”.
Ao final, o diretor do Departamento Municipal de Educação, professor Antônio Carlos de Rezende, agradeceu a presença de todos e também do padre Andrey Nicioli, vigário na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Borda da Mata, e jornalista formado pela Puc Campinas em 2008. Na Arquidiocese de Pouso Alegre, padre Andrey é responsável pela comunicação e coordenador da Pastoral da Comunicação (Pascom), além de diretor de Jornalismo da Rádio Difusora Hd. Em 2018, o vigário também auxiliou na Assessoria de Comunicação da 56ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil (CNBB), em Aparecida/SP.