Prefeito Edmundo inaugura Hospital Monsenhor Pedro Cintra em Borda da Mata

08/09/2015

Secretário de Estado de Minas Gerais, Odair Cunha, e presidente do Hospital Samuel Libânio, Rafael Simões, prestigiaram a solenidade de inauguração que reuniu também autoridades, secretariado da Prefeitura e comunidade

 

O primeiro passo de uma importante conquista na área da saúde em Borda da Mata. Esta afirmação permeou todos os discursos da solenidade de inauguração do Hospital Monsenhor Pedro Cintra, na tarde de 07/09/2015, pois, em meio a dificuldades, a Prefeitura de Borda da Mata assumiu a responsabilidade da assistência aos idosos em 07/05/2014 e desde então, realizou obras de adequação conforme as normas do Ministério da Saúde para a abertura do hospital a toda a população.

A mesa de honra do evento foi composta pelo prefeito Edmundo Silva Junior, a primeira dama, Vanusa Beraldo Silva, a vice prefeita Rosangela Rocha Monteiro, o secretário de governo do Estado de minas Gerais, Odair Cunha, a secretária municipal de saúde, Nádia Maria dos Santos Pádua, o diretor do Pronto Atendimento Municipal, Dorival Carlos Borges, e o comandante da Polícia Militar em Borda da Mata, tenente Wellington Gonçalves Louzada.

A secretária de saúde, Nádia, enalteceu a conquista da administração de realizar esta importante obra para Borda da Mata. Lembrou ainda das demais obras na área da saúde no município, como a construção das Unidades Básicas de Saúde do bairro Nossa Senhora de Fátima e Santa Rita, além das reformas e ampliações nas Unidades do Centro, Santa Cruz, distritos Cervo e Sertãozinho. Além disso, ressaltou e preparação dos profissionais para atender toda a população.

Em discursos emocionados, a vice prefeita e médica, Rosângela, e o diretor do Pronto Atendimento e médico, Dorival, falaram da grandeza do Hospital para o município e a significante (re)abertura deste empreendimento da saúde, agora sob responsabilidade da Prefeitura.

Representando o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, o secretário de estado, Odair Cunha, afirmou compromisso do Governo de Minas com as causas do município, inclusive com a viabilização para o início das atividades da segunda etapa do Hospital.

O prefeito Edmundo falou sobre o empenho dos funcionários da Prefeitura que trabalharam arduamente para que o Hospital fosse reformado com excelência para estar apto ao atendimento e agradeceu a todos que contribuíram para esta entrega à população. Ressaltou em sua fala da cobertura de 106% do Programa Estratégia Saúde da Família, com seis equipes distribuídas no município e nos distritos “se a população crescer mais 6% , Borda da Mata ainda tem capacidade de atender com excelência”. Edmundo concluiu sua fala cantando a música “Noites Traiçoeiras” e com a ajuda do público presente evidenciou a emoção de entregar à população um lugar que é abençoado para que pessoas em situações de saúde vulneráveis possam receber acolhimento.

O Hospital recebeu a benção do Padre Bino, pároco e reitor da Basílica Nossa Senhora do Carmo e do Pastor Benedito Amaro da Igreja Presbiteriana Independente.

Entre os participantes da solenidade de inauguração, estavam o secretariado da Prefeitura, autoridades civis, eclesiásticas e militares de Borda da Mata, o presidente do Hospital Regional Samuel Libânio de Pouso Alegre, Rafael Simões, o Prefeito de Pouso Alegre, Agnaldo Perugini, dois sobrinhos do homenageado Monsenhor Pedro Cintra, José do Carmo Cintra e José Mauro Dias Cintra, e a comunidade. O evento contou com a participação da Lira Bordamatense que executou o hino nacional e outras canções enquanto a população foi convidada para conhecer as instalações do Hospital Monsenhor Pedro Cintra.

 

Atendimento Hospital Monsenhor Pedro Cintra

A partir de 08/09/2015, o atendimento 24 horas do Pronto Atendimento Municipal acontece no Hospital Monsenhor Pedro Cintra. São 20 leitos de observação, divididos em 8 salas no Hospital. No Centro de Saúde havia apenas 8 leitos divididos em 2 quartos. Com isso, o atendimento passa a ser mais humanizado, com quartos específicos para crianças e gestantes.

 

Centro de Saúde Benedito Cobra Neto

No Centro de Saúde, continuam a Farmácia Municipal, Fisioterapia, Odontologia, Sala de Vacinas, Vigilância em Saúde (combate à dengue, vigilância sanitária) e o Ambulatório com as consultas agendadas.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram
Pular para o conteúdo