O Boletim de Acidentes de Trânsito de Borda da Mata

O Boletim de Acidentes de Trânsito de Borda da Mata apresenta o perfil epidemiológico dos acidentes ocorridos no município entre janeiro e maio de 2023. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o trânsito brasileiro é um dos mais violentos do continente americano, com um alto número de vítimas fatais, especialmente pedestres, ciclistas e motociclistas. No entanto, o município de Borda da Mata não registrou óbitos nesse período, embora a maioria dos acidentes tenha envolvido motocicletas.

Os acidentes de trânsito foram predominantemente observados na população masculina adulta, conforme classificação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. A Organização Pan-americana da Saúde e a Organização Mundial da Saúde identificam cinco fatores de risco principais para acidentes de trânsito: velocidade, distrações, falta de sistemas de retenção para crianças, não uso do cinto de segurança e condução sob efeito de álcool.

No período mencionado, o Pronto Atendimento Municipal de Borda da Mata atendeu um total de 18 acidentes, sendo que dois deles envolveram duas vítimas e os demais apenas uma. É importante ressaltar que uma mesma vítima pode sofrer múltiplas lesões, como escoriações, hematomas e fraturas.

A maioria dos acidentes ocorreu no perímetro urbano, com apenas um registro na rodovia. Os acidentes na rodovia geralmente são atendidos pelo SAMU e não passam pelo Pronto Atendimento Municipal.

Diante desse cenário, destacou-se a importância de ações educativas voltadas para a população de Borda da Mata, visando promover hábitos saudáveis no trânsito. O mês de maio foi dedicado ao Maio Amarelo, uma campanha que busca conscientizar a sociedade sobre a epidemia de acidentes de trânsito e incentivar comportamentos seguros e responsáveis.

Foram fornecidas dicas essenciais para a segurança no trânsito, como evitar o uso de celulares ao dirigir, respeitar as leis de trânsito, fazer a manutenção regular do veículo, usar corretamente os faróis à noite, manter uma distância segura do veículo da frente, respeitar os limites de velocidade, não dirigir sob influência de substâncias tóxicas, usar sempre o cinto de segurança e dar prioridade aos ciclistas e pedestres.

O boletim encerra ressaltando que seu objetivo foi fornecer informações claras e objetivas sobre o perfil epidemiológico dos acidentes de trânsito em Borda da Mata, enfatizando a importância da segurança no trânsito para todos os moradores do município.