Idioma

Tempo em Borda da Mata

SIGA NAS REDES

Mutirão de combate à dengue em Borda da Mata realiza fiscalização intensiva

Ações de combate à Dengue são intensificadas pela Prefeitura com apoio da população

 

A Prefeitura realiza ações de combate ao mosquito transmissor da doença e pede ajuda a população para fiscalizar terrenos e casas com objetos passíveis da criação da larva do mosquito transmissor. Dessa forma, a prevenção é a melhor maneira de erradicar a doença.

O Departamento de Obras está realizando o mutirão de limpeza em todos os bairros do município até junho de 2015. Além disso, a população pode denunciar residências e terrenos que contem objetos com água parada, em que, de acordo com a Lei 1856/2014, a qual institui o Programa Municipal de Combate e Prevenção da Dengue e estabelece multas de R$ 180,00 a R$ 720,00, conforme número de focos do mosquito transmissor da doença encontrados.

Os agentes de endemias contam até com a ajuda da tecnologia para fiscalizar as casas dos bordamatenses. Operadores de drones com câmeras acopladas ao equipamento estão filmando o interior de casas fechadas no município.

 

Borda da Mata registra 24 casos de Dengue

 

De acordo com o setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Borda da Mata, até o dia 08/05/2015, foram notificados 68 casos de dengue no município, destes, 24 foram confirmados, 17 descartados e 27 exames ainda estão aguardando resultado.

A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquito. Há dois tipos de dengue, a clássica e a hemorrágica, que pode até matar. Os sintomas são febre alta com início súbito, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza e dor no corpo e muitas dores nos ossos e articulações. Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem.

Não há vacinas ou tratamento específico para a dengue, a melhor maneira de combater a doença é a prevenção. A eliminação de água limpa e parada, pois é nessas condições que o mosquito põe seus ovos e as larvas se desenvolvem, dando origem a um novo mosquito da dengue.

 

Compartilhe nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram
Pular para o conteúdo