I Congresso de Educação de Borda da Mata discute importância da atuação do professor

19/10

O primeiro dia do I Congresso de Comunicação de Borda da Mata reuniu cerca de 170 professores da rede municipal da cidade, além de educadores de escolas dos distritos Cervo e Sertãozinho, do Colégio Nossa Senhora do Carmo, Escola Estadual Lauro Afonso Megale, Apae, Conselho Tutelar e professores de Pouso Alegre.

A abertura do evento no dia 16/10 foi com o Grupo Aquarela, um coral de senhoras de Pouso Alegre. O grupo cantou clássicos da música popular brasileira e animou os participantes. Em seguida, o palestrante da noite, Guilherme Davolli, psicólogo e autor de diversos livros, tratou o tema “Relações Humanas e Desenvolvimento de Competências”.

Com apresentações de músicas, vídeos, fotos e metáforas, Davolli falou sobre os desafios de atrair a atenção dos alunos e ensinar verdadeiramente. Para ele, exercícios práticos valem por muitas teorias. De acordo com psicólogo, o professor precisa “falar várias línguas”, explicar de diferentes formas e saber lidar com as adversidades de cada aula, “ser professor é dar aula de acordo com as circunstâncias”.

No dia 17/10, o professor e coordenador regional do pólo Botucatu do Sistema de Ensino NAME da Editora COC, João Carlos Moreira, falou sobre “Disciplina: uma relação conjunta”. Moreira abordou os quatro pilares da Educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Destacou ainda a importância da educação infantil na garantia desses quatro pilares.

No último dia do evento, 18/10, o conferencista e professor Jairo de Paula palestrou o tema “Inclusão, mais do que um desafio escolar, um desafio social”. De acordo com a diretora do Departamento de Educação, Gláucia Brandão Guilherme, o saldo do Congresso foi muito positivo “pela reação das pessoas durante as palestras, os convidados de outras escolas compareceram. Os três palestrantes foram ótimos, trataram de temas que vamos aproveitar em sala de aula e no dia a dia” finaliza.

Grupo Aquarela