Grupo Escolar em Borda da Mata comemora centenário

18/04/2017

Cápula do tempo é depositada no Monumento do Centenário

A comemoração dos 100 anos do Grupo Escolar, a Escola Municipal Benedita Braga Cobra (EMBBC), aconteceu no dia 17 de abril com missa em ação de graças na Basílica Nossa Senhora do Carmo e solenidade na quadra da escola logo após. Autoridades, funcionários, professores e alunos que fazem e fizeram parte da história da escola participaram do evento que teve apresentação de alunos e da fanfarra, o lançamento da revista comemorativa Centenário, a cápsula do tempo lacrada no Monumento do Centenário e a coroação dos ganhadores do concurso Bola de Ouro e Rainha do Centenário.

O aluno do 6º ano I, Luiz Fernando de Andrade Costa, foi o ganhador do troféu Bola de Ouro. A aluna do 9º ano I, Dandarah Kamilly dos Santos, foi coroada como Rainha do Centenário. O resultado foi anunciado pelo idealizador do concurso, o supervisor pedagógico da EMBBC, Fernando Roberto Pereira.

Os discursos do prefeito André Marques, do diretor do Departamento Municipal de Educação, professor Antônio Carlos de Rezende e da diretora da EMBBC, Maria de Lourdes Ângelo Silva foram colocados na caixa da cápsula do tempo. Já no final do evento, a luz da escola apagou, mas ainda assim o brilho da data se manteve e sob a luz de smartphones, o Monumento do Centenário foi lacrado pelo prefeito André, o diretor do Departamento de Educação, professor Antônio Carlos, a diretora da Escola, Lourdes e a ex-professora Maria Ângela da Costa Oliveira. A cápsula do tempo lacrada na ocasião contém documentos e trabalhos de alunos para ser aberto daqui a 50 anos!

Ao lado das autoridades municipais, estiveram presentes na solenidade do centenário a Superintendente Regional de Ensino, Andréa Silva Adão Reis e a inspetora de ensino da Superintendência, Maria Dorotéa Rocha.

O Grupo teve sua história construída ao longo do século em três fases: a primeira fase como Grupo Escolar Comendador José Inácio, de 14 de Abril de 1917 a 11 de Agosto de 1988. A segunda fase como Escola Estadual Benedita Braga Cobra, de 11 de Agosto de 1988 a 6 de Fevereiro de 1998. A terceira e atual fase como Escola Municipal Benedita Braga Cobra com a municipalização do ensino.