Funcionários da Prefeitura, Judiciário e membros dos Conselhos conhecem proposta de trabalho do CRAS

14/05

Os profissionais do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social Sebastiana Marques, o qual está em fase de instalação em Borda da Mata apresentaram as propostas de trabalho do órgão aos professores da rede municipal de ensino, secretários municipais, agentes de saúde, servidores do Judiciário e membros do Conselho da Criança e Adolescente, da Saúde, Assistência Social e Tutelar. A coordenadora Marília Sáber, a psicóloga Marília Barbosa Megale e o assistente social Luciano Pereira Silva expuseram as formas de atuação, público-alvo e como cada departamento pode auxiliar no trabalho social.

Os professores se reuniram no dia 25/04/12 na Escola Municipal Benedita Braga Cobra. Os secretários participaram da apresentação no dia 03/05/2012 na Prefeitura. As agentes de saúde e o Judiciário atuante na cidade conheceram o trabalho que vai ser desenvolvido pelo CRAS no dia 11/05/2012.
A psicóloga Marília Megale falou sobre a importância do CRAS na cidade, a proposta de trabalho, “o CRAS trabalha com cidadania”, falou ainda das ações que vão ser desenvolvidas em parceria com a Educação, Saúde, Judiciário, comunidade e outros setores.

Marília Sáber esclareceu que o CRAS trabalha com prevenção de problemas sociais, não visa punição “o nosso foco é ver o problema que a família está passando, conhecer e prevenir situações mais graves”, por isso o trabalho envolve toda a família não apenas uma criança que passa por eventuais dificuldades na escola.

O assistente social Luciano reforçou que o trabalho do CRAS é de proteção, prevenção e proatividade e ainda frisou que o público-alvo dos atendimentos são as famílias beneficiárias do Bolsa Família e BPC (Benefício de Prestação Continuada) por já estarem inseridas em programas assistenciais. De acordo com o prefeito Edmundo Silva Junior, a atuação da assistência social é essencial para melhorar a vida de muitas pessoas “cabe à gente detectar porque quem precisa muito não pede, não busca ajuda.”

O CRAS é responsável pela oferta do serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (Paif) e pela articulação da rede socioassistencial básica no município. É a principal forma de ingresso dos usuários no Sistema Único de Assistência Social (Suas) e possibilita o acesso das famílias e indivíduos à rede de proteção social de assistência social.

Nas reuniões, os representantes dos setores tiraram dúvidas, expuseram problemas enfrentados no dia a dia nas respectivas áreas de atuação e discutiram formas de trabalho junto ao CRAS.

O CRAS vai funcionar na Rua Salvador Orlandi, 53.