Em maio de 2017 foram atendidas na Farmácia Municipal de Borda da Mata 2.693 pessoas, o que significa, em média, 122 pessoas por dia, considerando os 22 dias úteis do mês. De janeiro a maio de 2017, mais de 10 mil pessoas retiraram seus medicamentos na Farmácia, instalada nas dependências do Lar Monsenhor Pedro Cintra.
Para os pacientes portadores de diabetes e hipertensão cadastrados no programa Hiperdia, a farmacêutica Lidiani Moreira Militani leva os medicamentos nas reuniões organizadas pelas seis Unidades Básicas de Saúde (Centro, Santa Rita, N S Fátima, Santa Cruz, Cervo e Sertãozinho). Todo mês, acontecem em média 15 reuniões, em que cerca de 750 pacientes são atendidos.
Desde janeiro de 2017, a Secretaria Municipal de Saúde adquiriu quase 500 mil reais em medicamentos para abastecimento da Farmácia Municipal e do Pronto Atendimento, além de materiais médico-hospitalares para as Unidades Básicas de Saúde, Centro de Especialidades e Pronto Atendimento.
Só no mês de junho, quase 175 mil reais foram comprados em remédios para a Farmácia. No dia 04 de julho, mais uma licitação para compra de medicamentos será realizada pela Prefeitura. De acordo com a farmacêutica responsável pela Farmácia Municipal, Kassandra Pauliello, “muitos medicamentos já foram entregues e outros estão sendo gradativamente. A Farmácia está abastecida e estamos atendendo a grande demanda que temos com precisão.”
De leites e complementos nutricionais, a Secretaria Municipal de Saúde comprou mais de 120 mil reais desde janeiro de 2017. No dia 26 de junho, mais uma licitação foi realizada para viabilizar a compra desses itens para fornecimento aos pacientes com necessidades nutricionais específicas, conforme avaliação da Assistência Social da Secretaria.