Falsa denúncia de crime ambiental contra Borda da Mata é apurada e esclarecida

20/06 No dia 07/06, o Centro de Bem Estar Animal, instituição sediada na cidade de Pouso Alegre divulgou em sua página da rede social Facebook informações que acusavam a Prefeitura de Borda da Mata de, supostamente ter descarregado um caminhão de lixo no citado município vizinho, contendo um cachorro vivo, cometendo a Administração Municipal, hipoteticamente, um crime ambiental. Imediatamente, no dia 08/06, a Administração Municipal divulgou nota de esclarecimento, no site oficial (www.bordadamata.mg.gov.br) a qual demonstrou admiração pela causa defendida pelo Centro de Bem Estar Animal, pela profunda preocupação em ajudar na proteção dos animais abandonados em Pouso Alegre e deixou clara a indignação de a cidade de Borda da Mata ser alvo de uma falsa denúncia. A foto divulgada mostra um caminhão de lixo que não pertence a Borda da Mata, bem como as pessoas que ali estão não são funcionárias ou servidoras da Prefeitura, nem funcionários de qualquer empresa contratada pelo município, prova disto é que os garis da cidade não usam uniforme. Apesar de comentários de que a foto era meramente ilustrativa, não constava tal informação na descrição dos fatos originalmente postados pelo Centro de Bem Estar Animal, pelo que muitas pessoas acreditaram que a fotografia – extremamente chocante – se referia aos fatos narrados. De forma alguma partiu da Administração Municipal qualquer ato que levasse aos acontecimentos narrados, sendo que, pelo contrário, há uma preocupação geral nas causas ambientais. Dessa forma, a afirmação de que “Borda da Mata comete crime ambiental” é extremamente gravosa e falsa, sendo que a população bordamatense encontra-se constrangida, tendo em vista que o nome de sua cidade está sendo exposta à desaprovação geral. No dia 15/06, a empresa responsável pelo Aterro Sanitário de Pouso Alegre, Lara Central de Tratamento de Resíduos Ltda, divulgou nota de esclarecimento sobre o caso. A nota diz que, após análise interna nos relatórios da empresa, o cachorro encontrado no lixo é proveniente de um caminhão de outra prefeitura, a qual já foi notificada, e não da Prefeitura de Borda da Mata. Leia o texto da nota de esclarecimento da Lara Tratamento de Resíduos Ltda na íntegra: “Após a repercussão de fotos e notícias veiculadas na página da rede social Facebook do Centro de Bem Estar Animal, a respeito de um cão que foi encontrado vivo no Aterro Sanitário de propriedade da Lara e que supostamente teria sido enviado ao aterro em caminhões de coleta de lixo domiciliar da Prefeitura Municipal de Borda da Mata, faz-se necessário alguns esclarecimentos. O cão foi encontrado com vida no dia 06 de Junho de 2012, por volta das 15 horas, sendo regatado no inicio da noite pela funcionária da Lara, Patricia Nogueira Simãozinho, que inclusive arcou com o custo do tratamento e internação do animal. Foi noticiado pelo Centro de Bem Estar Animal que o cão foi enviado ao Aterro Sanitário da Lara pela Prefeitura de Borda da Mata, porém cabe a Lara esclarecer que esta informação NÃO é verdadeira. Segundo o Centro de Bem Estar Animal, tal informação foi fornecida pela funcionária da empresa Lara e noticiada sem as devidas precauções para confirmar sua veracidade. Após investigação interna, foi verificado que o cão foi trazido ao aterro pelo município de Tocos do Moji, que já foi notificado pelo ocorrido e providenciou ações para que o fato não ocorra novamente. Em tempo, a Lara esclarece que o Aterro Sanitário de sua propriedade é devidamente licenciado para o recebimento de lixo domiciliar e que opera dentro de todas as normas municipais, estaduais e federais. “