Em Borda da Mata, 16 pacientes de 17 casos de Covid-19 estão curados. Um paciente continua internado.

O boletim epidemiológico de 10/07, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, atualiza as informações de Covid-19 em Borda da Mata, doença causada pelo novo coronavírus. O município registra 17 pacientes diagnosticados com Covid-19. São 16 diagnósticos positivos já CURADOS. Uma paciente continua internada no Hospital das Clínicas Samuel Libânio, em Pouso Alegre.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a transmissão da Covid-19 já é considerada comunitária, ou seja, o vírus está no município e as maneiras de proteção são as atitudes preventivas. Além disso, o mês de julho é um período de maior incidência de doenças respiratórias, portanto, o cuidado deve ser redobrado.

O boletim atualiza também o número total de notificações desde o início da pandemia: 117, sendo que 84 incluem-se em síndrome gripal inespecífica já CURADA, 59 destes pacientes fizeram exames e testaram negativo para o coronavírus.  Outros 14 pacientes estão em isolamento domiciliar com monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde. Há ainda dois óbitos considerados suspeitos de Covid-19 que aguardam resultado de exame laboratorial. O senhor de 103 anos falecido em 05/07 e outro senhor falecido em 09/07.

ONDE BUSCAR ATENDIMENTO?

Em casos de sintomas como febre, dor de garganta, perda do olfato ou paladar, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população procure a Unidade Básica de Saúde de referência do bairro para o devido tratamento. Em casos de falta de ar e fôlego curto, a orientação é buscar o Pronto Atendimento como principal referência.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

Com o inverno, a incidência de doenças virais respiratórias aumenta consideravelmente, por isso, é essencial que as medidas de proteção continuem fortes.

Utilizar máscara ao sair de casa.

Evitar aglomerações.

Lavar as mãos com frequência. Não tocar mãos, olhos e boca com as mãos não higienizadas.