Dívida do Estado de Minas com Borda da Mata chega a R$ 5,6 milhões de reais

De acordo com o cálculo divulgado pela AMM (Associação Mineira de Municípios), em 05/12/2018, a dívida do Estado de Minas Gerais apenas com Borda da Mata é de R$ 5.641.190,51 (cinco milhões, seiscentos e quarenta e um mil, cento e noventa reais e cinquenta e um centavos).

A situação é tão grave que 90% dos municípios mineiros (de um total de 853) estão com dificuldade até para pagar os servidores. Em Borda da Mata, o salário tem sido pago dentro do mês trabalhado desde os últimos 23 meses, quando a atual administração assumiu. Em dezembro, foi paga a primeira parcela do 13º no dia 14/12 e a segunda parcela sai até o último dia útil do mês. Já o salário de dezembro deve ser pago na primeira semana de janeiro.

De acordo com o prefeito André, esse valor devido pelo Estado atrasou a execução de muitos projetos de obras e serviços para Borda da Mata. Do total de 5,6 milhões, mais de 2 milhões de reais não recebidos são do FUNDEB (Fundo da Educação Básica), o que poderia ter sido usado para a reforma da Escola Municipal Francisco de Souza Costa. Espera-se que em 2019, os repasses constitucionais sejam regularizados.