|
05/06
No dia 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em Borda da Mata, os alunos da rede municipal expuseram trabalhos realizados ao longo dos últimos meses no Projeto Socioambiental Meio Ambiente e Cidadania e fizeram apresentações sobre a importância de preservar a natureza. A exposição aconteceu no Clube Literário e Recreativo de Borda da Mata durante todo o dia. O projeto teve início no dia 17 de maio por meio de iniciativa da Secretaria de Educação, desde então, professores, supervisores, coordenadores e alunos se empenharam para aprender e ensinar a cuidar do meio ambiente.
Cada escola trabalhou um tema com os alunos, como explica o coordenador pedagógico, Eufrásio Souza Santos, a Escola Municipal Diva Ribeiro dos Santos ficou com o tema lixo, a Escola Francisco Souza Costa fez trabalhos sobre poluição, a Escola Antônio Marques da Costa desenvolveu atividades acerca da fauna e flora, a Escola Benedita Braga Cobra desenvolveu ações sobre a reciclagem, a Creche Madre Tereza Saldanha e o Cemei Professora Ana Cabral dos Santos ficaram com o assunto água.
Na exposição tinha maquetes, cartazes, fotografias, brinquedos feitos com materiais recicláveis, apresentações multimídia de vídeos, animais empalhados e até animais vivos, como cobras e um coelho. Os bichos são do Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Inconfidentes, o aluno de Ciências Biológicas, Carlos Gilberto, apresentou uma jibóia e uma coral, as quais deixaram os alunos curiosos. O futuro biólogo conta que o intuito é explicar a relação presa/predador “na visita que fizemos à escola levamos sapos, cobras e outros animais para mostrar a importância dos animais na cadeia alimentar, o conceito de preservação para manter tanto presas quanto predadores para o equilíbrio do meio ambiente”.
Os alunos fizeram apresentações de dança, música, poesia, teatro e desfile de moda com roupas confeccionadas com materiais recicláveis. A aluna da Escola Municipal Antônio Marques da Silva, Sandy Fabrine Lima Pereira, de 10 anos, declamou uma poesia duas vezes, de manhã e à tarde, ela resume o entusiasmo de todas as crianças e sabe de cor o que viu no desenvolvimento do projeto “aprendi que não pode maltratar os animais, não pode jogar lixo no chão, tem que economizar água”.
A Copasa também participou do evento com a distribuição de água potável e panfletos explicativos sobre a relevância da água para o homem. Estudantes de odontologia da Faculdade Inapós explicaram aos alunos como escovar os dentes e passar o fio dental de maneira lúdica e despertaram a atenção da criançada.
Para o diretor da Escola Municipal Benedita Braga Cobra, Antônio Carlos de Rezende, o projeto desenvolvido foi importante para criar uma consciência ambiental nas crianças “os recursos que nós temos são finitos, se nós não cuidarmos, as próximas gerações vão ter problemas e vão ficar sem recursos para sobreviver com dignidade, com o mínimo que se precisa. As crianças sem dúvida nenhuma aprenderam e porque aprenderam bem, hoje estão ensinando, tanto outras crianças, quanto adultos.”