Idioma

Tempo em Borda da Mata

SIGA NAS REDES

Departamento de Educação e Secretaria de Saúde paralisam atividades da Creche por 7 dias para controle do vírus Mão-Pé-Boca

A síndrome mão-pé-boca é uma doença altamente contagiosa que ocorre mais frequentemente em crianças com menos de 5 anos, mas também pode acontecer em adultos, e é causada pelo vírus do grupo coxsackie, que pode ser transmitido de pessoa para pessoa, através da tosse, espirros e saliva e do contato direto com bolhas que tenham estourado. Uma única criança doente pode contaminar várias outras, por isso, é importante que a criança infectada NÃO VÁ A ESCOLA no período de 7 dias, em média.

Geralmente, os sintomas da síndrome mão-pé-boca só surgem após 3 a 7 dias da infecção pelo vírus e incluem febre superior a 38ºC, dor de garganta e falta de apetite. Após 2 dias do surgimento dos primeiros sintomas, aparecem aftas dolorosas na boca e bolhas nas mãos, pés e, por vezes, na região íntima, que podem coçar.

Para garantir a saúde das crianças, dos pais e dos funcionários da Creche Municipal Madre Tereza de Saldanha, após avaliação e laudo técnico do Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, as aulas serão suspensas do dia 08/11/2018 até 14/11/2018, como medida preventiva, para que casos isolados não se tornem uma epidemia. Os pais e responsáveis estão sendo avisados nos dias 6 e 7 de novembro para que possam organizar a rotina. Com o feriado de 15/11 e final de semana, as atividades da Creche retornam no dia 19/11/2018.

O tratamento da síndrome mão-pé-boca deve ser orientado pelo pediatra ou clínico geral e pode ser feito com remédios para a febre e anti-inflamatórios, com o objetivo de aliviar os sintomas.

O Departamento de Educação prioriza a segurança, a saúde e a qualidade dos serviços prestados, por isso, durante os 7 dias de interdição, os funcionários vão atuar fortemente na higienização do local e de todos os objetos para controle do vírus já deixado pelas crianças infectadas.

 

 

Compartilhe nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram
Pular para o conteúdo