Departamento de Assistência Social adere programa que oferece cursos profissionalizantes

25/07

Borda da Mata está entre os municípios que participam do Pronatec, o Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego, que faz parte do Plano Brasil Sem Miséria (BSM), o qual coordena a oferta de vagas de qualificação profissional a pessoas cadastradas ou em processo de cadastramento no CadÚnico (Cadastro Único), mesmo que o candidato não seja beneficiário do programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e ter idade a partir de 16 anos.

São cursos de formação inicial e continuada voltados para a inserção no mercado de trabalho, com duração mínima de 160 horas. Os cursos serão ofertados em instituições de reconhecida qualidade no ensino técnico e tecnológico, como as unidades do Sistema Nacional de Aprendizagem (SENAC e SENAI) e a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A oferta é gratuita. O Programa é uma parceria do Ministério da Educação (MEC) com o Ministério do Desenvolvimento Social.

Os candidatos interessados nos cursos Pronatec/BSM que não estejam cadastrados no CadÚnico, mas que tenham o perfil para cadastramento, poderão ser matriculados normalmente pelo programa, desde que também sejam encaminhados ao órgão municipal responsável pela inclusão de famílias no Cadastro Único.

A execução do programa é desenvolvida junto às Prefeituras Municipais, por meio da assistência social, que se responsabiliza pela mobilização dos beneficiários, pré-matrícula e acompanhamento dos alunos. A meta do Plano BSM é capacitar um milhão de pessoas inscritas no CadÚnico até 2014.

CURSOS
O Pronatec disponibilizará aos beneficiários de programas federais de transferência de renda cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), divididos nas seguintes categorias de escolaridade: 
a) Letramento Inicial; 
b) 1° ao 4° ano do Ensino Fundamental e; 
c) 5° ao 9° ano do Ensino Fundamental.

Os cursos disponíveis no Instituto Federal – Campus Inconfidentes, com início no segundo semestre de 2012 são: Agente de Informações Turísticas, Auxiliar Técnico em Agropecuária (cafeicultura), Operador de Sistema de Irrigação, Preparador de Derivados de Leite e Programador Web.

Em Pouso Alegre, os cursos disponíveis pela Escola Profissional Delfim Moreira são: Auxiliar Administrativo (Parceria SENAC), Corte e Costura Doméstico/Jovens e Adultos, Informática Básica/Jovens e Adultos, Informática avançada/capacitação profissional e Panificação e Confeitaria (Parceria SESI). Pelo SENAC Pouso Alegre, há o curso de Auxiliar Administrativo.

ONDE SE MATRICULAR:
Para informações gerais sobre o Pronatec/BSM (pré-matrícula, cursos, horários etc.), basta procurar o Departamento de Assistência Municipal – Rua Eduardo Amaral, 525.

ATENÇÃO:
Caso o candidato seja beneficiário do Programa Bolsa Família, a matrícula nos cursos do Pronatec/BSM nãoimplicará na perda de benefício. Qualquer membro da família poderá participar do programa e não há limite de pessoa por família. 

Pessoas com deficiência terão prioridade na ocupação das vagas da bolsa-formação, conforme previsto no Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite. 

 
 
Compartilhe nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram
Pular para o conteúdo