Idioma

Tempo em Borda da Mata

SIGA NAS REDES

CRAS Sebastiana Marques em Borda da Mata inicia atividades dia 03/09

28/08

O CRAS Sebastiana Marques é o órgão público responsável pela Proteção Social Básica em Borda da Mata, com o objetivo principal de fazer a prevenção de situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, além do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

A coordenadora do CRAS, Marília Sáber, explica que a proteção básica também pode ser ofertada por entidades privadas, é o caso da Guarda Mirim Irmã Martha, e complementa “uma das funções do CRAS é articular a rede de serviços assistenciais, isso significa fazer contato com todas as entidades que oferecem atividades, ou seja, o CRAS encaminha para as entidades pessoas que possam ser inseridas nos serviços ofertados por elas e as entidades encaminham para o CRAS os casos que não podem atender”.

O principal serviço ofertado pelo CRAS é o PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família). Trata-se de um trabalho continuado, que objetiva fortalecer a função protetiva da família, a promoção de ganhos sociais e materiais à família, a promoção do acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassitenciais. De acordo com a psicóloga, Marília Barbosa Megale “o CRAS representa o apoio social à família, por meio da articulação do acesso das pessoas aos programas que já existem, como programas de esporte, ginástica para terceira idade, e oferecer o que ainda não tem.”

Conforme a identificação da situação de vulnerabilidae da família verificada pela equipe técnica do CRAS, é elaborado um plano de ações que visa ajudar aquele indivíduo a superar o problema. Segundo o assistente social, Luciano Pereira Silva, o acolhimento da família é feito de forma a não culpabilizá-la por estar em determinada situação “é preciso ter um olhar social para enxergar o problema e a causa, olhar com dignidade para que as pessoas sejam emancipadas daquela situação”.

O Cras de Borda da Mata inicia as atividades no dia 03/09/2012, com sede na Rua Salvador Orlandi, 53.

 

CRAS de Borda da Mata recebe o nome de Sebastiana Marques

Sebastiana Marques nasceu em 22/07/1919, dedicou grande parte dos 92 anos de vida ao trabalho voluntário, à igreja e à comunidade. Filha de José Marques de Oliveira e Maria Conceição de Oliveira, Dona Sebastiana faleceu em 10/06/2011. Em homenagem aos trabalhos de cunho social desta bordamatense o Centro de Referência de Assistência Social de Borda da Mata (CRAS) recebe o nome de Sebastiana Marques, conforme Lei 1.733/2012 publicada em 13 de abril de 2012.

Na Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, ela participou do grupo Filhas de Maria, foi ministra da Eucaristia, integrou o Coral Santa Cecília, foi catequista de diversas gerações de bordamatenses e, ainda, para as pessoas que não tinham tempo para ir à catequese nos horários habituais, Dona Sebastiana abria as portas da própria casa para evangelizar, ela chegou a dar catequese para quatro pessoas no mesmo dia, em horários diferentes.

Durante décadas, a senhora auxiliou o saudoso Monsenhor Pedro Cintra a cuidar de diversas atividades paroquiais e colaborou ativamente para a construção da Basílica de Nossa Senhora do Carmo.

 

 
 
Compartilhe nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram
Pular para o conteúdo