Conselho Municipal de Assistência Social de Borda da Mata é eleito e empossado

Mais de 50 pessoas participaram do I Fórum de Assistência Social que elegeu os representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal de Assistência Social de Borda da Mata no dia 28/02/2012, no Clube Literário.

No evento, o prefeito Edmundo Silva Junior falou sobre as ações realizadas pela Assistência Social até o momento pela Gestão 2009/2012 e enfatizou que novos projetos ainda precisam ser desenvolvidos para aprimorar ainda mais o Departamento. A diretora da Secretaria de Desenvolvimento Social de Poços de Caldas, Elina Jurema Costa, falou sobre a importância da ação do Conselho no Departamento, destacou a função dos representantes em acompanhar a chegada do dinheiro e a aplicação da verba para os programas voltados para as crianças (creches), idosos, portadores de deficiências físicas, além da responsabilidade que o conselho tem, pois ele também aprova o plano de assistência social feito pela Prefeitura.

O Conselho é composto por 20 integrantes, sendo dez indicados pelo governo municipal e dez representantes da sociedade civil, eleitos em Fórum próprio.  O trabalho é voluntário.

Os membros eleitos são: Lúcia Maria da Silva e Renata Borba Ribeiro, representantes da entidade de atendimento ao idoso; Lázara Helena de Lima Pereira e Adriana Xavier Monteiro dos Santos, da entidade de atendimento à pessoa com deficiência; Vilma Helena da Silva e Marcela Mary dos Santos Monteiro, da entidade de atendimento à criança e adolescente; Luciane Brandani Arruda e Eduardo Paulino Rodrigues, da entidade de defesa dos direitos dos usuários da assistência social; Luiz Roberto Borges e Etercídio da Costa Rodrigues, representantes das associações de bairros.

Os membros representantes do governo, indicados pelo prefeito são: Aparecida Estelina dos Santos Vinci e Marília Duarte Lopes Sáber, do departamento de Assistência Social, Rosemary Cardoso Arruda Moreira e Lourdicéia Marçal da Silva, do departamento de Educação; Shirley Aparecida Fernandes e Kassandra Elfrida Pauliello, da secretaria de Saúde; Rogério Cândido de Melo e Paulo Barbato, do departamento de Obras; Antônio Agnaldo Guimarães e Regina Maria Jóia de Melo, do departamento de Finanças.

O Conselho vai atuar no biênio 2012/2014 e as atividades já começaram. Após a eleição, os membros efetivos escolheram a presidente Aparecida Estelina dos Santos Vinci, a vice-presidente Lúcia Maria da Silva e o secretário Antônio Agnaldo Guimarães. A partir de março, todas as primeiras segundas-feiras do mês, às 15:30h, acontecem reuniões com os membros no Departamento de Assistência Social, na Rua Salvador Orlandi, 53. Os cidadãos interessados também podem participar dos encontros.