Idioma

Tempo em Borda da Mata

SIGA NAS REDES

Com cuidados redobrados, Lar passa por desinfecção diária e tem ala separada para pacientes com Covid-19

Em nova rodada de testes, casa de repouso identificou a presença do novo coronavírus em sete funcionários e 12 idosos. Colaboradores foram afastados e idosos estão isolados em ala destinada aos casos de Covid-19 no Lar

 

O avanço da pandemia de coronavírus no interior do país, sentido em Borda da Mata nas últimas semanas, levou as autoridades a adotarem novas medidas de proteção à saúde dos moradores. 

 

No Lar Monsenhor Pedro Cintra, as medidas são ainda mais drásticas: foi instaurada uma rotina de testes para Covid-19 em funcionários e internos e adotado o procedimento de desinfecção diária de todo o ambiente, com aplicação de cloro e desinfetante.

 

Na última rodada de testes feita pela casa de repouso, foram identificados sete funcionários e 10 idosos com sorologia positiva para Covid-19. Além disso, duas mortes foram diagnosticadas com a doença e outras duas são investigadas, embora nesses dois últimos casos os atestados de óbito apontem para o câncer como causa principal, o que levou o Departamento de Vigilância em Saúde a fazer uma consulta ao Ministério da Saúde para saber como tratar esses casos..

 

O diretor do Departamento de Desenvolvimento Social lembra que a primeira medida adotada pelo município em meio à pandemia foi a proibição de visitas no lar. Os cuidados, que já eram rigorosos, foram redobrados nas últimas semanas. 

 

“O isolamento do Lar foi a primeira medida adotada pelo município no contexto da pandemia, ainda no dia 13 de março, tamanha é nossa preocupação com os idosos. Depois da primeira morte, nós instauramos uma rotina de testes para Covid em funcionários e idosos e fizemos a desinfecção imediata de todos os ambientes, o que é feito diariamente. Os funcionários têm todos os EPIs necessários à sua disposição e nem mesmo estão almoçando fora do lar para evitar risco de contaminação”, conta.

 

O diretor explica que, atualmente, o Lar está separado em três alas: uma para os idosos com confirmação para Covid-19, outra para aqueles que apresentem sintomas considerados suspeitos para doença e outra para aqueles que tiveram resultado negativo. Ele lembra ainda que os funcionários que testaram positivo são imediatamente afastados e só voltam ao trabalho depois de passarem pelo período de quarentena e de ser constatado por exames que não estão mais transmitindo o vírus.

 

Compartilhe nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram
Pular para o conteúdo