Borda da Mata sediou uma palestra, no dia 13/09/2018, ministrada pelos gestores do Circuito Turístico das Malhas do Sul de Minas, sobre o cadastro do Ministério do Turismo, o Cadastur 3.0, voltado para profissionais e negócios com foco no turismo na cidade. O treinamento sobre a importância da formalização e os benefícios do cadastro foi dirigido para empresários e empreendedores do trade turístico da cidade, entre eles, meios de hospedagens, restaurantes, bares e similares com viés turístico.
A palestra aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Borda da Mata e foi ministrada pelo consultor do Circuito das Malhas e vice-presidente da Fecitur/MG (Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais), Mário Batista Silva Filho. O encontro contou com a presença também de membros do Conselho Municipal de Turismo de Borda da Mata.
O empreendedor turístico que está no Cadastur garante vantagens como ter seu negócio relacionado nos sites oficiais do Ministério do Turismo, tem acesso a financiamentos e a cursos de qualificação profissional oferecidos pelo governo, além disso, é uma das políticas que faz o município permanecer no Mapa do Turismo Brasileiro.
Sobre o Cadastur
Cadastur é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. Executado pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com os Órgãos Oficiais de Turismo nos 26 Estados do Brasil e no Distrito Federal, permite o acesso a diferentes dados sobre os prestadores de serviços turísticos cadastrados.
O Cadastur visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor.
A partir da Lei do Turismo 11.771/08, o cadastro no MTur foi instituído para as empresas e os profissionais de turismo. O cadastro é gratuito.