Borda da Mata registra 10 casos de Covid-19. Sete pacientes estão curados. Três em recuperação.

O boletim epidemiológico de 24/06, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, atualiza as informações de Covid-19 em Borda da Mata, doença causada pelo novo coronavírus. O município chega a 10 casos diagnosticados de Covid-19 desde o início da pandemia: os dois novos casos registrados são dois homens, um de 28 e outro de 57 anos. Eles passam bem.  O homem de 28 anos se recupera em casa. Já o paciente de 57 anos já cumpriu o período de isolamento, não apresenta mais os sintomas e está considerado curado.

Conforme explica a enfermeira da Vigilância em Saúde, Grazieli Siqueira, “o tempo de monitoramento do paciente com sintomas gripais é de 10 dias, de acordo com atualização dos protocolos de saúde da Secretaria do Estado. O exame (teste rápido) é realizado no oitavo dia a partir da apresentação de sintomas – em casos em que o paciente se recupera da síndrome gripal em casa, por isso, se o paciente testa positivo, e se já se recuperou dos sintomas, ao completar 72 horas sem sintomas, a pessoa já é considerada recuperada.”

Os dois pacientes internados no Hospital Samuel Libânio apresentam melhoras consideráveis.

O boletim atualiza também o número total de notificações desde o início da pandemia: 75, sendo que 58 incluem-se em síndrome gripal inespecífica já CURADA, 35 destes pacientes fizeram exames laboratoriais e testaram negativo para o coronavírus.  Sete pacientes já estão curados, do total de dez positivos.

PREVENÇÃO

Com o inverno, a incidência de doenças virais respiratórias aumenta consideravelmente, por isso, é essencial que as medidas de proteção continuem fortes. Utilizar máscara ao sair de casa. Só sair em casos de extrema necessidade. Evitar aglomerações. Lavar as mãos com frequência. Não tocar mãos, olhos e boca com as mãos não higienizadas.

ATENDIMENTO

Em casos de sintomas como febre, dor de garganta, perda do olfato ou paladar, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população procure a Unidade Básica de Saúde de referência do bairro para o devido tratamento. Em casos de falta de ar e fôlego curto, a orientação é buscar o Pronto Atendimento como principal referência. De acordo com a secretária de saúde, Rosaly Esther, “as equipes da Secretaria Municipal estão trabalhando ativamente na conscientização, no monitoramento, no isolamento e na realização dos testes rápidos para que a situação permaneça sob controle no município.”

BOLETIM 21-03

BOLETIM 24-03